Apareceu nevoeiro dentro do avião? Saiba o que significa!

Embora os aviões nem sempre sejam infalíveis, continuam a ser a forma mais segura de viajar. No entanto, há coisas surpreendentes que podem acontecer. Por exemplo, se vir um espécie de nevoeiro dentro do avião poderá chegar à conclusão de que está a ter uma avaria grave e que os seus últimos momentos serão de asfixia. Felizmente, esta ocorrência em particular é muito mais comum – e muito menos perigosa – do que pode esperar.

Apareceu nevoeiro dentro do avião? Saiba o que significa!

Caso surja uma espécie de nevoeiro branco dentro do seu voo antes de ele descolar é mais do que provável que o seu avião esteja a reagir à temperatura exterior. Quando as portas e os respiradouros de um avião estão abertos antes de voar, o ar exterior entra naturalmente e interage com o ar interior. Se viajar durante os meses mais quentes do ano, isto significa que o ar quente ou húmido do exterior irá misturar-se com as temperaturas naturalmente mais frias a que os aviões são mantidos para um conforto ideal. Este choque resulta em condensação, a mesma reação científica natural que ocorre quando vê a sua respiração num dia frio. E mesmo que ache o nevoeiro simplesmente irritante, a boa notícia é que normalmente dura apenas alguns segundos antes de se dissipar e não ocorrerá durante o voo.

apareceu nevoeiro dentro do avião? saiba o que significa! Embora o aparecimento de nevoeiro ou névoa no seu voo seja uma ocorrência relativamente regular, outros casos semelhantes podem justificar alguma preocupação. Em particular, ver ou cheirar fumo pode indicar algo mais grave e não se deve ignorar.

Há alturas em que estas ocorrências não são motivo de preocupação

Por exemplo, quando alguns voos se preparam para descolar, não é raro os passageiros detectarem um cheiro a queimado. Isto pode ser frequentemente atribuído a um pequeno motor de turbina traseiro conhecido como unidade de potência auxiliar (APU). Criada para ativar o sistema elétrico e o ar condicionado do avião antes da descolagem, a APU pode libertar um cheiro a queimado que provém do ar que é aspirado para os rotores. No entanto, tal como o nevoeiro resultante da condensação, trata-se normalmente de uma ocorrência de curta duração e não é prejudicial em casos tão breves.

Um sinal potencialmente mais grave a ter em conta é o aparecimento de fumo juntamente com odores bizarros. Isto pode ser um indicador de problemas eléctricos, fugas de combustível ou mesmo um incêndio na cabina.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...