Embora os aviões nem sempre sejam infalíveis, continuam a ser a forma mais segura de viajar. No entanto, há coisas surpreendentes que podem acontecer. Por exemplo, se vir um espécie de nevoeiro dentro do avião poderá chegar à conclusão de que está a ter uma avaria grave e que os seus últimos momentos serão de asfixia. Felizmente, esta ocorrência em particular é muito mais comum – e muito menos perigosa – do que pode esperar.
Apareceu nevoeiro dentro do avião? Saiba o que significa!
Caso surja uma espécie de nevoeiro branco dentro do seu voo antes de ele descolar é mais do que provável que o seu avião esteja a reagir à temperatura exterior. Quando as portas e os respiradouros de um avião estão abertos antes de voar, o ar exterior entra naturalmente e interage com o ar interior. Se viajar durante os meses mais quentes do ano, isto significa que o ar quente ou húmido do exterior irá misturar-se com as temperaturas naturalmente mais frias a que os aviões são mantidos para um conforto ideal. Este choque resulta em condensação, a mesma reação científica natural que ocorre quando vê a sua respiração num dia frio. E mesmo que ache o nevoeiro simplesmente irritante, a boa notícia é que normalmente dura apenas alguns segundos antes de se dissipar e não ocorrerá durante o voo.

Há alturas em que estas ocorrências não são motivo de preocupação
Por exemplo, quando alguns voos se preparam para descolar, não é raro os passageiros detectarem um cheiro a queimado. Isto pode ser frequentemente atribuído a um pequeno motor de turbina traseiro conhecido como unidade de potência auxiliar (APU). Criada para ativar o sistema elétrico e o ar condicionado do avião antes da descolagem, a APU pode libertar um cheiro a queimado que provém do ar que é aspirado para os rotores. No entanto, tal como o nevoeiro resultante da condensação, trata-se normalmente de uma ocorrência de curta duração e não é prejudicial em casos tão breves.
Um sinal potencialmente mais grave a ter em conta é o aparecimento de fumo juntamente com odores bizarros. Isto pode ser um indicador de problemas eléctricos, fugas de combustível ou mesmo um incêndio na cabina.

