É inegável, a Netflix está a passar um mau bocado! Especialmente agora, que veio a público a primeira perda de subscritores em quase 10 anos de atividade. Algo que por sua vez, parece mostrar que a plataforma ainda rainha do mundo do streaming, está cada vez mais desligada da sua base de utilizadores. Ao fim ao cabo, o corpo executivo da Netflix quer fazer algo que pode muito bem ser um pau de dois bicos… Estamos a falar da caça aos utilizadores que partilham a sua conta com amigos e familiares.
É que segundo a plataforma, a perda de rentabilidade está associada a esta tão popular prática. Quase como se estivéssemos a falar de piratas, que não metem um único cêntimo nos cofres da Netflix.
Mas será que isto faz sentido? Ou será que a partilha de contas está a evitar uma debandada ainda maior, depois de 2 anos de crescimento explosivo, devido à pandemia de COVID-19?
Serei o único subscritor do mundo, a adiar o cancelamento da minha subscrição, para tentar evitar guerras com as pessoas com quem partilho a password?
Netflix pode vir a ser a primeira ‘morte’ no mundo do streaming?
Portanto, antes de mais nada, é altamente preocupante ver a Netflix, uma empresa desta envergadura, a entrar numa espiral de problemas. Mas o mais preocupante, e na verdade, desapontante, é perceber que a solução da sua equipa passa por tentar sacar mais dinheiro aos clientes fieis que tem na mão, em vez de tentar melhorar as condições para os manter felizes… e a pagar.
Sabe o porquê de a pirataria ter (quase) morrido? É muito simples! Apareceram serviços, capazes de oferecer um serviço superior ao dos piratas, a um preço justo. Onde claro, temos de incluir a Netflix.
Dito tudo isto, enquanto no passado, a Netflix se afastou dos moldes que aterrorizavam os utilizadores. Neste momento, parece estar a aproximar-se do passado, ao vender menos conteúdo, por um preço mais alto, ao mesmo tempo que equaciona apostar em anúncios publicitários dentro da plataforma. Estamos a voltar aos tempos da TV por cabo?
É algo que me faz ter algum receio pelo futuro da Netflix. É que nesta gigantesca guerra dos serviços de streaming, alguém vai ter de tombar! Infelizmente, cada vez mais parece que essa honra vai ficar para a Netflix.
É que verdade seja dita, a perda de subscritores sempre foi inevitável!
Ao fim ao cabo, a Netflix está a ter algumas dificuldades no lançamento de conteúdo realmente interessante, capaz de agarrar os subscritores, e mais importante que isto, capaz de justificar a mensalidade que não tem parado de subir.
Além disso, é um serviço de streaming que neste momento, tem rivais em todas as esquinas, como é o caso do HBO Max, da Disney+, do Amazon Prime, entre outros.
Em suma, é impossível crescer para sempre… Especialmente em mercados saturados. Mas boa sorte a explicar isto às grandes empresas.
Caça à partilha de contas? Como?
Ao longo dos anos, a Netflix tem vindo a testar vários métodos, não sendo ainda claro como é que o sistema irá funcionar, quando for finalmente lançado. Sim, quando for… Neste momento não é um “se”, é quase uma certeza.
A empresa já testou sistemas baseados na localização dos utilizadores, e até já andou a brincar com um outro sistema, que basicamente manda um e-mail para o utilizador principal da conta, com um código associado, para de certa forma, autenticar o log-in.
Em suma, não fazemos ideia do que vai sair daqui. Mas uma coisa é certa… Vai ser um tiro no pé.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!