Nave espacial russa bate recorde na viagem até ao espaço

Uma nave espacial russa estabeleceu um novo recorde para a viagem mais rápida até à Estação Espacial Internacional. A nave Progress, não tripulada, levou menos de quatro horas para atracar na estação espacial após o seu lançamento. Importa salientar que a missão desta nave é disponibilizar comida, combustível e outros materiais para a Estação Espacial Internacional.

A Progress 70 descolou dentro do horário que estava programado na Estação de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 17h51. Entretanto, às 21:31h já estava ancorada no espaço. Importa salientar que o grande responsável por este feito foi o foguetão Soyuz-2.

A nave foi carregada com quase três toneladas de comida, combustível e outros materiais. A estadia no espaço será longa para esta nave, uma vez que vai permanecer em órbita até ao final de janeiro do próximo ano. Entretanto, a NASA informou num comunicado de imprensa que esta viagem demonstrou uma capacidade de viagem mais rápida e que pode ser utilizada em futuros lançamentos de cargas e tripulações russas.

Este feito é sem dúvida impressionante se considerarmos que a maioria das naves espaciais exigem até três dias para fazer esta viagem. Até este momento, a nave espacial russa Soyuz já havia chegado à estação espacial em menos de seis horas, mas com o lançamento do Progress 70, os russos estabeleceram um novo recorde que de certeza não será ultrapassado durante muito tempo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também