Uma nave espacial russa estabeleceu um novo recorde para a viagem mais rápida até à Estação Espacial Internacional. A nave Progress, não tripulada, levou menos de quatro horas para atracar na estação espacial após o seu lançamento. Importa salientar que a missão desta nave é disponibilizar comida, combustível e outros materiais para a Estação Espacial Internacional.
A Progress 70 descolou dentro do horário que estava programado na Estação de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 17h51. Entretanto, às 21:31h já estava ancorada no espaço. Importa salientar que o grande responsável por este feito foi o foguetão Soyuz-2.
A nave foi carregada com quase três toneladas de comida, combustível e outros materiais. A estadia no espaço será longa para esta nave, uma vez que vai permanecer em órbita até ao final de janeiro do próximo ano. Entretanto, a NASA informou num comunicado de imprensa que esta viagem demonstrou uma capacidade de viagem mais rápida e que pode ser utilizada em futuros lançamentos de cargas e tripulações russas.
ARRIVAL! Traveling about 250 miles over the Tasman Sea between Australia and New Zealand, the unpiloted Russian Progress 70 cargo ship docked to the @Space_Station at 9:31pm ET. Watch: https://t.co/mzKW5uDsTi pic.twitter.com/HfB51po4cM
— NASA (@NASA) 10 de julho de 2018
Este feito é sem dúvida impressionante se considerarmos que a maioria das naves espaciais exigem até três dias para fazer esta viagem. Até este momento, a nave espacial russa Soyuz já havia chegado à estação espacial em menos de seis horas, mas com o lançamento do Progress 70, os russos estabeleceram um novo recorde que de certeza não será ultrapassado durante muito tempo.