NASA quer acabar com os “booms” nos voos ultra-sónicos

Os humanos já dominaram a arte de atingirem uma grande velocidade no céu. Na realidade, a tecnologia moderna tornou a velocidade do som algo trivial. No entanto há um grande problema associado a isto: o caraterístico boom que se ouve quando se ultrapassa esta velocidade.

Agora a NASA está a estudar um novo método para reduzir o barulho originado pelo boom ultra-sónico e vai utilizar a cidade de Galveston, no Texas, para os testes.

A NASA tem trabalhado arduamente para descobrir como é que um avião pode atingir uma velocidade ultra-sónica sem partir janelas e assustar as pessoas que estão no chão. Os testes terão como objetivo determinar quão eficaz é a nova tecnologia supersónica “silenciosa” da NASA e como se compara à mais tradicional.

Os muito audíveis “booms” são ondas de choque produzidas por um avião quando ultrapassa a velocidade do som. Os fatores que podem contribuir para que este boom seja maior, são a dimensão da nave especial e também a sua forma. Agora a NASA quer desvendar o segredo para conseguir voar de forma ultra-sónica mas sem grandes barulhos.

Depois da linha Concorde que atingia velocidades ultra-sónicas ter sido abandonada, a NASA está a utilizar um avião F/A-18 nos testes. Para que se possa acompanhar tudo, na terra e no ar, a NASA recrutou cidadãos que vão ajudar a esclarecer as diferenças entre a tecnologia antiga e a nova.

Segundo a NASA, assim que tudo estiver devidamente testado e for seguro voar dentro do espaço aéreo nacional, vai ser possível começar a fazer voos ultra-sónicos em comunidades selecionadas para se medir a reação dos residentes a eventuais ruídos”. Isto é algo que deverá acontecer para 2022.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google já reagiu ao lançamento do iOS 15 da Apple!

A Google não passou ao lado do iOS 15 e do iPadOS 15 e como tal já lançou atualizações para as suas aplicações. Assim,...

Experimentar Forza Horizon 5? Compre! Não vai haver demo!

Apesar de o lançamento de Forza Horizon 5 se encontrar cada vez mais perto do mercado, a verdade é que as notícias não são...

Esta série da Netflix acabou mas pode virar filme na plataforma!

Tal como todos sabemos, as várias séries da Netflix algum dia têm de chegar ao fim. Sejam elas muito boas, ou até mesmo péssimas....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!