Os smartphones dobráveis continuam a ser um símbolo de inovação, e claro, ainda são aparelhos capazes de chamar a atenção. Porém, também são um péssimo investimento.
Afinal de contas, segundo um novo relatório da SellCell, estes equipamentos perdem em média 62.3% do seu valor nos primeiros seis meses de utilização. Um valor muito mais alto face a um smartphone tradicional.
A queda é rápida (demasiado rápida)!
Comparando diretamente, os smartphones “normais” perdem cerca de 49.8% do seu valor no mesmo período. Ou seja, quem compra um dobrável não só paga mais à partida, vai também perder mais dinheiro se o quiser vender mais tarde.
49.8% vs 62.3% até pode parecer uma diferença ligeira, de “apenas” 12.5%. Mas, aqui temos de ter em conta que, em média, um smartphone dobrável é significativamente mais caro face a um smartphone tradicional. Estes 12.5% valem muito dinheiro.
Dito tudo isto, como é natural, Os Galaxy Z Fold e Z Flip são os que mais desvalorizam, com uma queda média de 63.7% no valor de revenda. A seguir vêm os Pixel Fold da Google, com 58.1%, enquanto os OnePlus Open se destacam por segurar um pouco melhor o valor com “apenas” 55,2% de desvalorização.
Porquê tanta perda de valor?
A explicação é simples: falta de confiança.
Os consumidores ainda não conseguem encontrar resiliência neste tipo de produto. É uma das grandes razões pelas quais ainda não vendem nada de especial no mercado de novo, e claro, é um outro prego no caixão no mercado de usados.
Ou seja, quem compra um telemóvel em segunda mão preocupa-se, acima de tudo, com a bateria e o estado físico. Nos dobráveis, há muito mais variáveis, como é o caso da durabilidade do ecrã, a integridade da dobra e a fiabilidade das dobradiças.
Se não tiveres medo, podes ter um dobrável a um preço incrível!
Para quem tem curiosidade em experimentar o formato dobrável, um modelo recondicionado pode ser uma boa porta de entrada, já que os preços caem tão depressa, e os níveis de performance continuam todos lá.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



