O que fazer se o seu PC antigo não atualiza para o Windows 11?

Com o fim do Windows 10 a chegar a 14 de outubro de 2025, o tema do que fazer com os PCs antigos é cada vez mais importante. A resposta fácil é atualizar para o Windows 11, mas e se não for possível atualizar? Ficar com o Windows 10 é a resposta? A Canalys publicou um relatório sobre o estado dos PCs com Windows 10 em dezembro de 2023. No relatório, um analista prevê que 240 milhões de máquinas com Windows 10 acabarão num aterro sanitário após a chegada da data de fim de vida útil. Mas será esta a melhor opção? Vamos dizer-lhe o que fazer se o seu PC antigo não atualiza para o Windows 11.

O que fazer se o seu PC antigo não atualiza para o Windows 11?

Quando o fim do suporte para o Windows 10 chegar o sistema operativo deixará de receber atualizações da Microsoft. Ou seja, acabam-se as novas funções, correções de bugs e patches de segurança.

A decisão lógica seria trocar de sistema operativo. No entanto algumas pessoas não atualizaram para o Windows 11 porque a Microsoft não as deixa. Se abrir o Windows Update, ele dirá se pode ou não atualizar para o Windows 11.

Se este verificador considerar que o seu PC é demasiado antigo para executar o Windows 11, não lhe permitirá instalar o sistema operativo mais recente. Atualizar o seu hardware pode ajudar a ultrapassar esta questão. Mas em muitos casos só um PC novo resolverá o problema.

- Advertisement -

Então, o que pode fazer com um computador com Windows 10 que não pode ser atualizado para o Windows 11, mas que não quer deitar fora porque é um hardware perfeitamente bom? Felizmente, existem muitas maneiras de evitar que seu PC com Windows 10 se torne parte de um aterro sanitário.

Pagar pelo suporte do Windows 10

Embora não seja o ideal, pode pagar por tempo adicional de suporte do Windows 10. Não sabemos quanto custará, mas será uma taxa anual que estenderá sua proteção até 2028. A Microsoft irá então publicar patches de segurança para exploits graves.

Dado que o suporte pago também irá expirar eventualmente, este plano é melhor se precisar, literalmente, de ganhar algum tempo até poder comprar um novo computador compatível com o Windows 11.

Contornar os requisitos de sistema do Windows 11

Como alternativa, pode ignorar os requisitos de sistema do Windows 11. Isto salta as verificações de hardware do Windows 11 e permite-lhe instalá-lo em qualquer PC que queira.

windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Esta solução também não é ideal, uma vez que a Microsoft assume que todos os PCs com Windows 11 cumprem os requisitos de sistema. Como tal, poderá notar que o Windows 11 funciona mais lentamente do que o Windows 10 e algumas funcionalidades poderão não funcionar corretamente para si. No entanto, ainda é indiscutivelmente mais seguro do que usar o Windows 10 após a data de fim de vida útil.

Experimente o Linux ou o ChromeOS Flex

O termo “Linux” é suficiente para fazer qualquer fã do Windows estremecer, mas as coisas mudaram ao longo dos anos. Embora seja verdade que utilizar o Linux há uma ou duas décadas era uma grande curva de aprendizagem para quem utilizava o Windows, as distros Linux actuais são muito mais fáceis de utilizar. O melhor de tudo é que existem muitas distribuições Linux leves que funcionam em PCs antigos.

linux

Se a escolha de uma distro Linux não for a ideal, pode experimentar o ChromeOS Flex. Isto é semelhante a transformar o seu PC num Chromebook com ChromeOS, com algumas diferenças.

Por mais drástico que pareça o facto de 240 milhões de PCs irem para um aterro sanitário, continua a ser o utilizador a decidir o que acontece ao seu computador quando chega a data de fim de vida útil do Windows 10. E embora possa ser tentador deitá-lo fora e comprar um novo computador, pode dar uma boa utilização a esse hardware com todo o tipo de métodos alternativos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.