Sexta-feira, Dezembro 8, 2023

Muito se fala (e se goza), mas ainda vale a pena usar o WinRar?

Partilhe

spot_img

O WinRar é um autêntico ‘meme’ na indústria, ao ser um software pago… Que na verdade, ninguém no seu perfeito juízo irá alguma vez pagar! Dito isto, é também um programa que já anda por cá há muitos e bons anos. Aliás, lembro-me perfeitamente de ver o meu irmão 10 anos mais velho que eu a mexer naquilo que na altura era super potente Pentium III cá de casa, e claro, já ter o WinRar a fazer o seu serviço sem falhas.

É que para ter a noção da coisa, estamos a falar de um programa que foi originalmente lançado em 1995, e que rapidamente conquistou a confiança dos consumidores. Mas lá está, hoje em dia, o que não faltam no mercado são soluções similares, e potencialmente até mais capazes que este velho software com 25 anos!



winrar

Portanto, estamos a falar de um assunto interessante, que em boa verdade tem uma resposta bastante simples. Ao fim ao cabo, a grande maioria dos utilizadores não são tão ‘geeks’ como eu ou o leitor no seu lado do ecrã. Por isso, podemos resumir este assunto a… Se a ferramenta funciona perfeitamente bem, porque razão irá o utilizador mudar? Mas existem outras razões para completar tudo isto. Vamos por partes.

Primeiramente, apesar de existirem outras ferramentas de compressão que alguns utilizadores apontam como superiores (7z -> maior compressão), a verdade é que o WinRar sempre seguiu a mesma filosofia de design daquilo que uma aplicação para Windows deve ser, permanecendo sempre muito amiga do utilizador.

Além disto, o WinRar também oferece mais funcionalidades que a grande maioria dos seus rivais, aliás, estamos a falar de um programa capaz de descomprimir centenas de formatos incluindo o .7z e .iso, e claro, até consegue criar .zip’s. É um programa completo, simples, funcional, e por isso, super popular.

Curiosamente, apesar do seu potencial, o formato de compressão .7z acabou por nunca ganhar grande popularidade. Com o pessoal do mundo Unix a preferir usar .tar.xz, e claro, o pessoal do mundo Windows está feliz com o .rar ou .zip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Globaldata

Leia também

Outras notícias