Inicio Especiais Muito se fala (e se goza), mas ainda vale a pena usar...

Muito se fala (e se goza), mas ainda vale a pena usar o WinRar?

O WinRar é um autêntico ‘meme’ na indústria, ao ser um software pago… Que na verdade, ninguém no seu perfeito juízo irá alguma vez pagar! Dito isto, é também um programa que já anda por cá há muitos e bons anos. Aliás, lembro-me perfeitamente de ver o meu irmão 10 anos mais velho que eu a mexer naquilo que na altura era super potente Pentium III cá de casa, e claro, já ter o WinRar a fazer o seu serviço sem falhas.

É que para ter a noção da coisa, estamos a falar de um programa que foi originalmente lançado em 1995, e que rapidamente conquistou a confiança dos consumidores. Mas lá está, hoje em dia, o que não faltam no mercado são soluções similares, e potencialmente até mais capazes que este velho software com 25 anos!



Então… Porque razão é o WinRar (ainda) tão popular?

winrar

Portanto, estamos a falar de um assunto interessante, que em boa verdade tem uma resposta bastante simples. Ao fim ao cabo, a grande maioria dos utilizadores não são tão ‘geeks’ como eu ou o leitor no seu lado do ecrã. Por isso, podemos resumir este assunto a… Se a ferramenta funciona perfeitamente bem, porque razão irá o utilizador mudar? Mas existem outras razões para completar tudo isto. Vamos por partes.

Primeiramente, apesar de existirem outras ferramentas de compressão que alguns utilizadores apontam como superiores (7z -> maior compressão), a verdade é que o WinRar sempre seguiu a mesma filosofia de design daquilo que uma aplicação para Windows deve ser, permanecendo sempre muito amiga do utilizador.

Além disto, o WinRar também oferece mais funcionalidades que a grande maioria dos seus rivais, aliás, estamos a falar de um programa capaz de descomprimir centenas de formatos incluindo o .7z e .iso, e claro, até consegue criar .zip’s. É um programa completo, simples, funcional, e por isso, super popular.

Curiosamente, apesar do seu potencial, o formato de compressão .7z acabou por nunca ganhar grande popularidade. Com o pessoal do mundo Unix a preferir usar .tar.xz, e claro, o pessoal do mundo Windows está feliz com o .rar ou .zip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Nokia 7 Plus: HMD Global continua a ser a rainha dos updates!

A HMD Global conseguiu a proeza de agarrar numa marca que estava desaparecida e trazê-la à vida. A meu ver conseguiu fazê-lo muito bem,...

Keanu Reeves na Marvel? Um sonho quase realidade!

A vinda de Keanu Reeves para o universo cinematográfico da Marvel, sempre foi um sonho de todos os fãs desta série de filmes e...