Muito se fala (e se goza), mas ainda vale a pena usar o WinRar?

O WinRar é um autêntico ‘meme’ na indústria, ao ser um software pago… Que na verdade, ninguém no seu perfeito juízo irá alguma vez pagar! Dito isto, é também um programa que já anda por cá há muitos e bons anos. Aliás, lembro-me perfeitamente de ver o meu irmão 10 anos mais velho que eu a mexer naquilo que na altura era super potente Pentium III cá de casa, e claro, já ter o WinRar a fazer o seu serviço sem falhas.

É que para ter a noção da coisa, estamos a falar de um programa que foi originalmente lançado em 1995, e que rapidamente conquistou a confiança dos consumidores. Mas lá está, hoje em dia, o que não faltam no mercado são soluções similares, e potencialmente até mais capazes que este velho software com 25 anos!



Então… Porque razão é o WinRar (ainda) tão popular?

winrar

Portanto, estamos a falar de um assunto interessante, que em boa verdade tem uma resposta bastante simples. Ao fim ao cabo, a grande maioria dos utilizadores não são tão ‘geeks’ como eu ou o leitor no seu lado do ecrã. Por isso, podemos resumir este assunto a… Se a ferramenta funciona perfeitamente bem, porque razão irá o utilizador mudar? Mas existem outras razões para completar tudo isto. Vamos por partes.

Primeiramente, apesar de existirem outras ferramentas de compressão que alguns utilizadores apontam como superiores (7z -> maior compressão), a verdade é que o WinRar sempre seguiu a mesma filosofia de design daquilo que uma aplicação para Windows deve ser, permanecendo sempre muito amiga do utilizador.

Além disto, o WinRar também oferece mais funcionalidades que a grande maioria dos seus rivais, aliás, estamos a falar de um programa capaz de descomprimir centenas de formatos incluindo o .7z e .iso, e claro, até consegue criar .zip’s. É um programa completo, simples, funcional, e por isso, super popular.

Curiosamente, apesar do seu potencial, o formato de compressão .7z acabou por nunca ganhar grande popularidade. Com o pessoal do mundo Unix a preferir usar .tar.xz, e claro, o pessoal do mundo Windows está feliz com o .rar ou .zip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Chrome 94 traz uma nova API que ameaça a sua privacidade

Como o meu colega Bruno Fonseca noticiou ontem (aqui), o Google Chrome 94 chegou com várias novidades, especialmente no campo da segurança, para várias...

iOS 15: se está com estes problemas no iPhone não se assuste!

O iOS 15 chegou com muitas novidades. No entanto, as coisas não estão a correr propriamente bem devido a algumas falhas que surgiram. Dito...

Britney Spears está de volta e a Netflix já revelou o trailer!

É verdade que já não ouvimos falar da Britney Spears como antes. Quer dizer até ouvimos mas não tanto pelas novas músicas mas sim...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!