Se foi adolescente entre 1999 e 2008, é provável que tenha utilizado o MSN Messenger no PC da família. Lançado em 1999, foi, para muitos, a melhor forma de manter o contacto com os amigos depois da escola. Podia atualizar o seu estado com arte ASCII e emojis, utilizar funcionalidades como o ‘Nudge’ e até jogar jogos multijogador. No entanto, em meados de 2008, o MSN Messenger rapidamente perdeu relevância. Isto porque tornou-se muito mais fácil comunicar com amigos e familiares em smartphones e tablets. No entanto, está mais do que na altura de o MSN Messenger regressar.
Atualmente, as aplicações de mensagens da Microsoft estão um pouco confusas. O Skype, a aplicação de videochamadas, ficou para trás nos últimos anos. Já o Microsoft Teams, a sua aplicação orientada para as empresas, que é uma mistura da aplicação Slack e, curiosamente, do Skype, destina-se principalmente a utilização no trabalho.
Uma forma de preencher muitas lacunas
Um MSN Messenger renovado poderia preencher a lacuna como uma aplicação de mensagens centrada no consumidor que substituísse o Skype. A aplicação poderia ser uma mistura do que o Messenger costumava oferecer, bem como de funcionalidades inspiradas no WhatsApp e no Skype. Isto daria aos utilizadores mais antigos uma sensação de nostalgia, mas também um objetivo para o qual o MSN Messenger se destina, separando o Microsoft Teams estritamente como uma ferramenta de trabalho. Isto dá aos utilizadores a impressão de que as duas aplicações oferecem casos de utilização completamente diferentes. Desta forma, a Microsoft poderia trazer de volta o MSN Messenger para toda uma nova geração, mas também oferecer aos utilizadores uma forma divertida de enviar mensagens uns aos outros no Windows mais uma vez.
A Microsoft tem estado a trabalhar em algumas novidades mas não se sabe ao certo se isto alguma vez está ou estará na cronologia de lançamentos ou pelo menos dos regressos. Também acha que o MSN Messenger deveria regressar?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!