Motorola Edge 60 Pro: É a resposta às tuas preces!

O novo Motorola Edge 60 Pro é daqueles smartphones que engana bem! Parece um topo de gama de 1500 euros, mas custa bem menos que isso, e tirando alguns detalhes que não vão ser importantes para todos os consumidores, não fica muito atrás desses aparelhos.

A Motorola continua a fazer o que (quase) mais ninguém faz, e apesar de ainda não ter a fama de outros tempos, consegue dar-nos um design premium, especificações equilibradas, e talvez mais importante que isso, um preço que não nos arruína a carteira ou conta bancária.

Ponto forte? O design, claro!

Vamos começar pelo óbvio. Apesar de não ser uma revolução face ao ano passado, o Edge 60 Pro é provavelmente um dos telemóveis mais bonitos do ano.

Temos curvas elegantes, traseira com acabamento mate e cores vibrantes feitas em parceria com a Pantone. Além disso, apesar de ser fino e leve, traz resistência a poeiras, água e até choques com certificação militar.

Ou seja, é bonito mas não frágil. É algo que faz toda a diferença!

Ecrã brilha!

O painel AMOLED de 6,7” tem resolução Full HD+ e agora atinge uns incríveis 4500 nits de brilho máximo. Dá para ver tudo perfeitamente mesmo ao sol, e embora o refresh rate tenha descido de 144Hz para 120Hz, a diferença é quase impercetível. Aliás, é exatamente por isso que poucas fabricantes optam pelos 144Hz, até porque isso significa quase sempre desistir de alguma qualidade de imagem.

Além disso, tem cores bem calibradas e suporte HDR10+, o que faz com que ver séries ou jogar seja mesmo agradável.

Câmara? Boa! Mas não concorre com os melhores do mercado.

Acho que chamar as câmaras de calcanhar de Aquiles é um exagero. Mas, num pacote muito bom, as câmaras são o que menos impressionam. O que é completamente aceitável, este Moto Edge 60 Pro não tem obrigação de concorrer com os “grandes”.

Dito tudo isto, o smartphone tem um conjunto interessante no papel (sensor principal de 50 MP, ultra grande angular também de 50 MP, e uma telefoto de 10 MP com zoom 3x), mas na prática, apesar de muitas vezes ser fácil tirar fotos muito boas. A verdade é que há várias situações em que as fotos saem baças, com pouca cor e vida.

Ou seja, não é que sejam más, mas também não são memoráveis. Isto é algo que pode (e deve) ser afinado no processamento que a Motorola faz de cada captura.

Zoom máximo (fundo da rua)

Processador MediaTek? Performance mais que suficiente!

A Motorola trocou os chips da Qualcomm pelos Dimensity da MediaTek, e a escolha até faz sentido. O Dimensity 8350 cumpre com tudo o que é preciso no dia a dia! Redes sociais, jogos, vídeos, multitasking.

Ao processador juntamos 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, e tens espaço e fluidez de sobra.

Para dizer tudo em poucas palavras, é um smartphone com um nível de performance perfeito para qualquer tipo de utilizador. Para o preço está ótimo!

Autonomia para o dia todo (e mais)

Enquanto o S25 Ultra conta com 5000mAh, esta bateria chega com 6000 mAh. Juntamos ainda o carregamento rápido a 90W. Além disso, ainda podes usar o Edge 60 Pro para carregar outros gadgets com o modo de carregamento inverso.

Não é tão rápido como o modelo anterior (que ia até 125W), mas na prática não vais notar a diferença. A grande desilusão é o facto de o carregador já não vir na caixa. Mas isso é culpa da UE, não é da Motorola.

Moto AI: vale a pena? Meh…

A Motorola apostou forte nas funções de inteligência artificial, com um botão dedicado e tudo. Mas a verdade é que, para já, é mais um gimmick do que uma revolução.

Aqui não posso apontar demasiado o dedo à Motorola. Estes botões, ou modos IA que temos vindo a encontrar, ainda não são nada de especial em nenhuma fabricante. A IA vai ter muito a fazer, mas ainda está muito no início.

Dito tudo isto, podes pedir para fazer resumos, criar wallpapers ou listas, mas a utilidade ainda está longe de justificar o destaque. Para isso, o Google Assistant continua a ser bem mais eficaz.

Veredicto final: é difícil pedir mais. O preço está no ponto!

Este smartphone é a resposta para todos os consumidores que querem algo bom sem ser preciso vender um rim no mercado negro.

O Motorola Edge 60 Pro custa cerca de 599€, o que o coloca bem abaixo de rivais como o Galaxy S25, iPhone 16 ou Pixel 9.

Além de tudo isso, mesmo que não seja o melhor em tudo, acerta onde realmente importa: design, ecrã, fluidez e autonomia. A câmara ainda precisa de afinação, mas para quem não vive agarrado ao Instagram, este é um dos melhores negócios do momento.

Vale a pena? Sim. 

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

O novo Motorola Edge 60 Pro é daqueles smartphones que engana bem! Parece um topo de gama de 1500 euros, mas custa bem menos que isso, e tirando alguns detalhes que não vão ser importantes para todos os consumidores, não fica muito atrás desses...Motorola Edge 60 Pro: É a resposta às tuas preces!