Tem encontrado moscas e melgas? No inverno!? Sabe porquê?

Encontrar melgas, moscas, ou outros insetos em Janeiro ou Fevereiro!? Como assim!? Isto seria completamente impossível, ou pelo menos muito difícil, há 2 ou 3 atrás. No entanto, em 2022… Elas andam aí! Sabe porquê? A resposta é muito simples! Alterações climáticas.

Tem encontrado moscas e melgas? No inverno!? Sabe porquê?

Portanto, caso não saiba, em climas tropicais, é completamente normal encontrar mosquitos durante todo o ano. mas em climas temperados, como o de Portugal, as coisas já não são bem assim. Infelizmente, as alterações climáticas estão a abrir caminho para estes insetos se mantenham ativos, durante mais tempo do que aquilo que é habitual, o que claro está, inclui o inverno. Especialmente este Inverno de 2021/2022, que tem sido acompanhado por um período de seca.

A conclusão foi retirado por um grupo de investigadores da Universidade da Flórida, que em 2021, publicou um estudo sobre este mesmo assunto na revista Ecology. Mas vamos por partes.

Caso não saiba, nos meses mais frios destas regiões com climas temperados, como Portugal, os mosquitos entram numa espécie de hibernação denominada de diapausa. Porquê? O frio limita a sua atividade. Assim, como os verões estão a ficar maiores e os invernos mais curtos e menos frios, os mosquitos conseguem permanecer ativos durante mais tempo.

Existem problemas potencialmente mais graves, do que uma simples picada de inseto em pleno janeiro, relacionados com este ‘fenómeno’.

Afinal de contas, além de ‘chatos’, os mosquitos são um gigantesco meio de transmissão para doenças potencialmente graves. Por isso, de acordo com vários estudos e cenários climáticos, é possível que as espécies capazes de transmitir doenças como a malária ou o dengue se tornem comuns no nosso pais.

Em suma, pelo andar da carruagem, o melhor é mesmo arranjar uma máquina anti-mosquitos, e mantê-la ligada todo o santo ano.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.