É completamente normal nos dias que correm, apesar das muitas correções que a Google tem vindo a fazer ao sistema de validação da Play Store, ver apps maliciosas a causar alguns problemas aos utilizadores. Mas, talvez mais importante, e grave, que as aplicações que alguns utilizadores instalam, são mesmo as apps que já vêm pré-instaladas na grande maioria dos smartphones novos.
Sim, leu bem, acabou de comprar um smartphone, e já está a ser alvo de qualquer coisa.
Milhões de smartphones já chegam instalados com Malware.
Portanto, apesar de nada disto acontecer em smartphones de marcas de referência, a verdade é que são vendidos milhares, possivelmente até milhões de aparelhos, todos os anos, já instalados com apps duvidosas, que podem ser uma porta de entrada para muita coisa menos boa.
É um problema mais grave que apps maliciosas na PlayStore. Porque a Google não tem qualquer controlo sobre aquilo que vem instalado num smartphone novo.
Estamos a falar de apps que já estão enraizadas no próprio firmware do aparelho, e por isso, são muito difíceis de remover sem root. Curiosamente, isto não acontece apenas em smartphones, também acontece em Smart TVs, Relógios, tablets, e até despertadores smart.
Como é que isto acontece?
Bem, no mundo mais budget do ecossistema Android, chega a um ponto em que começa a ser pouco lucrativo desenvolver firmwares. Por isso, alguns devs começam a oferecer a sua mão-de-obra, ao mesmo tempo que aceitam dinheiro pela inclusão de apps ‘extra’. Estas apps trazem deficiências de segurança, que possibilitam o acesso remoto a atacantes, que posteriormente poderão roubar informações importantes, como passwords para as mais variadas contas em seu nome, incluindo as bancárias.
Qual é a solução?
A Google está a tentar melhorar o sistema Google Play Protect, para expandir as suas capacidades de monitorização de apps. Já para o consumidor, a melhor ideia é mesmo fugir das marcas muito amigas da carteira, para optar por fabricantes como a Samsung, Google, Oppo, Xiaomi, etc… Em suma, por vezes, o que parece barato sai caro.