Meses após o seu anúncio, a Microsoft finalmente lançou uma nova versão do Windows 11 Canary Build com o WordPad eliminado da existência. A Microsoft descreveu o WordPad como algo obsoleto, indicando que ele não está mais em desenvolvimento e, portanto, não o incluirá mais nas versões subsequentes do Windows 11. O Windows 11 Canary Build está disponível para download apenas para o Windows Insiders, mas reflete as próximas mudanças destinadas às massas.
28 anos depois a Microsoft matou o Wordpad! Utilizava?
A Microsoft explicou o motivo da remoção do WordPad. Assim “a partir desta compilação, as aplicações WordPad e People não serão mais instaladas após uma instalação limpa do sistema operativo. Posteriormente, o WordPad desaparece com uma atualização. O WordPad não se poderá reinstalar.”
Durante muitos anos, o WordPad foi o processador de texto gratuito que acompanhava o sistema operativo, remontando à era do Windows 95. Também é preferido por muitos para criar ou editar documentos simples de rich text. Mas há outro processador de texto recomendado em seu lugar. A Microsoft disse na sexta-feira: “Recomendamos o Microsoft Word para documentos de rich text como .doc e .rtf e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt”.
O Windows 11 Insider Preview Build 26020 também acaba com a Cortana. Aqui um movimento não surpreendente, já que a Microsoft aposta tudo no Co-Pilot AI para ser mais do que apenas um assistente.
Será que vai voltar atrás?
Há cinco anos, a Microsoft planeou remover o Windows Paint, com o Windows 10 Fall Creator Update a ser a primeira versão sem ele. Mas a Microsoft cedeu devido à procura popular, tornando a aplicação numa opção instalável através da Microsoft Store. Eventualmente, o MS Paint foi significativamente remodelado com o Windows 11. Talvez, se houver procura, a Microsoft possa fazer o mesmo com o WordPad. Na melhor das hipóteses, poderemos ver a Microsoft a disponibilizar o WordPad para instalação através da sua loja de aplicações. Embora existam muitas alternativas, o WordPad veio por defeito e tinha muito mais funcionalidades de processamento de texto do que o NotePad.