Microsoft vai limitar seriamente a assistente Cortana no Windows 10

Na passada sexta feira, tivemos um curioso anúncio da Microsoft acerca daquilo que a empresa está a planear para o futuro da assistente IA Cortana no Windows 10. Afinal de contas, parece que a aposta na funcionalidade vai ser agora mais limitada, ou pelo menos bem diferente.



Microsoft vai limitar seriamente a assistente Cortana no Windows 10

Cortana no windows 10

Portanto, Andrew Shuman (Vice Presidente do departamento Cortana) disse que a experiência irá agora contar com uma janela de conversação para ajudar os utilizadores a gerir melhor o seu tempo e tarefas. Por exemplo, com a nova atualização vai ser possível perguntar à assistente qual é a próxima entrada no calendário, ou que tarefa urgente é preciso começar a fazer.

Algo que parece uma excelente ideia, mas que na verdade também parece bem mais limitada em comparação com os planos originais da Microsoft para a Cortana. Ora leia:

“A Cortana vai continuar a ir buscar respostas ao Bing, a meter alarmes e temporizadores, abrir aplicações, ajustar definições. E até vai continuar a mandar piadas para partilhar com os seus colegas, amigos e família.”

Isto é tudo muito giro, mas o que é interessante é reparar nas funcionalidades que a Cortana vai perder!

Em suma, a assistente vai perder algumas capacidades bastante interessantes, como a parte de estar ligada a todos os aparelhos em sua casa, o facto de deixar de responder a comandos musicais, entre outras funcionalidades disponíveis graças às aplicações de terceiros.

Além disto, a Microsoft também vai ‘matar’ a Cortana nas versões mais antigas do Windows. Similarmente, também vai remover os seus serviços do Microsoft Launcher para Android no fim do mês de Abril.

Como se isto não fosse suficiente, o acesso também vai ser agora mais restrito. Ou seja, vai ser obrigatório estar na sua conta pessoal, de trabalho ou escolher, para utilizar o assistente digital.

A Microsoft tratou tudo isto como uma mudança positiva… Mas a verdade é que isto é uma autêntica desistência da gigante do Software.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também