Inicio Especiais (Especial) Qual é o plano da Intel para voltar a meter a...

(Especial) Qual é o plano da Intel para voltar a meter a AMD no lugar?

Como deve saber, a AMD fez uma recuperação fantástica no mercado de PCs! No entanto, a verdade é que muito disto se deveu a vários falhanços da rival Intel, nomeadamente quando começamos a falar na passagem para o processo de 10nm.

Dito isto, a Intel já está um pouco mais organizada. Ainda assim, mesmo tendo em conta todos os seus recursos, a gigante azul dos micro-processadores apenas irá conseguir apanhar a AMD em 2021 ou 2022… Isto se conseguir!



(Especial) Qual é o plano da Intel para voltar a meter a AMD no lugar?

plano da Intel

Portanto, de forma um pouco infeliz, a estratégia atual da Intel continua a ser inundar o mercado com chips de 14nm (14nm+++). Ou seja, os novos Intel Core 10000 vão continuar a ser baseados na mesma arquitetura Skylake que podemos encontrar nos Coffee Lake e Kaby Lake. Contudo, já vão trazer uma maior número de núcleos físicos. (10 núcleos e 20 threads no i9-10900)

Muito resumidamente, apesar desta aposta no já muito eficiente processo de 14nm, a Intel não consegue competir na arquitetura. No entanto, a gigante dos micro-processadores está sentada em cima de uma autêntica montanha de dinheiro. Recursos que vão obviamente ser utilizados para parar os avanços da AMD.

Primeiro Passo! -> A Intel já prometeu o investimento de 3 mil milhões de dólares para rivalizar com a AMD

plano da Intel

O objetivo da empresa é baixar preços, lançar campanhas aliciantes para os consumidores, entre outras coisas. Para de certa forma conseguir ganhar algum tempo até chegar às novas arquiteturas e afamado processo de produção de 10nm.

Em suma, como a Intel ainda tem a reputação e contratos do seu lado, é provável que esta estratégia tenha bastante sucesso.

Segundo Passo -> A segunda opção passa por separar a sua arquitetura do processo de produção.

Ou seja, adotar a mesma estratégia da AMD, ao utilizar diversos componentes de linhas de produção diferentes no mesmo exato chip (Algo muito improvável).

Ou simplesmente escolher o processo de produção tendo em conta o mercado alvo. (Algo que até já está mais ou menos planeado). Afinal de contas, em 2020 já vamos ter processadores de 10nm no mercado de portáteis, enquanto o mundo dos servidores e PCs Desktop continua nos 14nm.

Qual é o futuro da Intel no mercado? Como é que irá rivalizar com a AMD nos próximos anos?

Já não é novidade para ninguém que a Intel está e vai continuar a perder quota de mercado para a AMD. Ao fim ao cabo, a empresa vai ter cada vez mais problemas nas suas tentativas de tentar acompanhar a TSMC. (A maior fabricante de semi-condutores do planeta).

Por isso, é muito provável que a Intel fique agarrada ao seu processo de 14nm até pelo menos 2021. Contudo, caso não saiba, os 10nm da Intel são superiores aos 7nm da TSMC! Será que está aqui a salvação da empresa? Não…

Quando os 10nm chegarem ao mercado para rebentar com isto tudo, já a TSMC vai andar a brincar aos 5nm. É por isto que a Intel se está a tentar afastar deste tipo de mercado de consumo, para se tornar numa empresa centrada nos dados.

Ou seja, a Intel vai começar a investir forte e feio em segmentos emergentes como o IoT, os centros de dados, e redes de comunicação. Ah, e claro… O mundo das placas gráficas com as novas Intel Xe.

A Intel quer entrar criar um mundo em que consiga meter as suas mãos em tudo! Nos CPUs, GPUs, Comunicações Sem Fios, Memória, etc… Isto porque o mercado está a mudar muito, e em boa verdade, a AMD nunca irá conseguir competir com a rival nestes novos segmentos.

Conclusão -> Qual é o plano da Intel?

A Intel vai apanhar a AMD, e provavelmente até ultrapassá-la. Contudo, não irá ser no mercado tradicional. O foco da Intel está agora no ‘Big Data’, IA, Aprendizagem Máquina, etc…


(Especial) Qual é o plano da Intel para voltar a meter a AMD no lugar? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

Existe, e muito provavelmente vai sempre existir, uma guerra entre os sistemas operativos das gigantes Apple e Google, a tão badalada Android vs iOS....