A Microsoft está a preparar uma nova versão do Windows 11, conhecida internamente como 26H1, que vai marcar a chegada de uma geração completamente nova de processadores ARM.
A atualização, que já entrou em fase de testes no canal Canary, foi desenhada especificamente para suportar os futuros chips Snapdragon X2 da Qualcomm e os N1X da NVIDIA, ambos com lançamento previsto para 2026.
São processadores com capacidade para mudar o paradigma, e cada vez mais metem a AMD e Intel a tremer.
Não é uma atualização “normal”!
Ao contrário do que acontece com as versões semestrais do Windows 11, a 26H1 não traz novas funcionalidades nem sequer mudanças visuais.
A Microsoft afirma que esta versão apenas traz alterações de fundo para suportar novos processadores. Ou seja, esta atualização é puramente técnica!
Serve para garantir que o Windows 11 está pronto para os novos processadores ARM que vão tentar desafiar o domínio dos chips x86 da Intel e da AMD.
Qualcomm e NVIDIA preparam o ataque ARM!
Em suma, depois de anos de promessas e atrasos, e de algumas ofertas interessantes no ano passado e também durante 2025, a revolução ARM no PC parece finalmente estar a caminho.
A Qualcomm prepara-se para lançar o Snapdragon X2, sucessor direto do X Elite, com desempenho e eficiência energética superiores, enquanto a NVIDIA tem em desenvolvimento os processadores N1 e N1X, focados em computadores de alto desempenho e portáteis gaming.
Ou seja, a Microsoft quer evitar o que aconteceu com as primeiras experiências Windows on ARM. Que foram marcadas por compatibilidade limitada e desempenho inconsistente.
26H1 chega no primeiro semestre de 2026
A previsão é que a versão 26H1 seja lançada na primeira metade de 2026. Coincidindo assim com a apresentação dos novos chips da NVIDIA na Computex, em maio.
Assim, se tudo correr como planeado, 2026 poderá ser o ano em que os PCs ARM deixam de ser curiosidades tecnológicas. Ou seja passam a ser alternativas sérias. Esperemos que os preços sejam interessantes, porque até aqui… Nem por isso.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


