Microsoft Edge já o ajuda a deixar o Google Chrome

A Microsoft acaba de lançar uma atualização para o Edge que melhora a segurança e isto é sempre uma boa notícia. No entanto a nova versão esconde outro truque debaixo da manga. É que agora o Microsoft Edge vai ajudar a deixar o Google Chrome para sempre. É sem dúvida uma manobra de marketing que chega sob a forma de browser. Mas vamos olhar para as novidades.

Microsoft Edge já o ajuda a deixar o Google Chrome

Para aquilo que costumamos ter quando chega uma nova versão, as mudanças são relativamente pequenas. No entanto acabam por ser interessantes. Assim quando corremos o Microsoft Edge pela primeira vez podemos migrar os dados do Chrome ao iniciar sessão numa conta da Google. Com a nova função, as pessoas podem trazer os seus dados rapidamente para o browser da Microsoft. Isto mesmo que não tenham o Chrome instalado no computador.

- Advertisement -

Microsoft Edge 87, versão desktop do edge

Entretanto o Edge 104 também tem uma nova opção de segurança por defeito. Após a atualização, ele aplica uma camada de segurança quando visitamos sites menos conhecidos. “Com o modo de segurança melhorado, o Microsoft Edge ajuda a reduzir o risco de um ataque aplicando automaticamente definições de segurança mais conservadoras em sites desconhecidos e aprende à medida que continuamos a navegar”. Isto é o que explica um documento da Microsoft.

Microsoft Edge Chrome

Para além do Edge também há novidades no mundo do Chrome o que nos deixa adivinhar o que vem por aí.

A Google agora costuma lançar novas versões do Chrome a cada quatro semanas, ou dito de outra forma, a cada mês. Dito isto, a versão 104 já tem um sucessor a caminho e prova disso é que a Google acaba de lançar a última versão beta que corresponde ao Chrome 105. É verdade que as novidades não são muitas mas revela que algo bastante interessante está a ser preparado.

Chrome 105: todas as novidades da última versão!

Modo PIP na versão Android

Há muito que a Google permite que os websites coloquem janelas flutuantes na versão do Chrome para computadores. Entretanto, agora esta novidade está também a chegar ao Android. Mais especificamente vai estar disponível nos smartphones que executam o Android 11 ou superior.

Parece que esta é principalmente uma mudança direcionada para os programadores que facilita a abertura de vídeos no modo PiP.

Chrome 105

Alterações na interface das aplicações web no Chrome 105

Muitas aplicações nativas no Windows e macOS adicionam alguns dos seus conteúdos na barra de titulo. O Chrome em si é um bom exemplo disso. É que os separadores surgem no topo da interface, junto aos botões de controlo da janela. Agora e depois de meses de desenvolvimento esta novidade vai chegar às janelas das aplicações web. Isto significa que certos elementos da interface, como barras de pesquisa, ícones, informações sobre o estado, e muito mais podem agora surgir neste espaço.

Melhorias das pesquisas nos sites

Pesquisar conteúdo numa página através do Ctrl+F é já algo bastante normal. No entanto, o Chrome 105 pode tornar uma experiência mais personalizada dependendo do site que visita. Uma nova API permite que os programadores personalizem esta experiência de procura. Assim será possível, por exemplo, dar mais informações sobre a pesquisa.

O Chrome 105 já se encontra disponível na Play Store para o seu smartphone Android. Nos computadores, basta dirigir-se ao website do Chrome Beta para obter automaticamente a versão adequada para o seu sistema operativo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.