As pessoas não receberam muito bem os requisitos de sistema pedidos pelo Windows 11. A lista de CPUs suportados excluía vários processadores que tinham menos de cinco anos na altura (meados de 2021), incluindo chips poderosos como os CPUs Ryzen de 6 e 8 núcleos da 1ª geração, bem como os modelos i7 de 6ª e 7ª geração da Intel. Como tal, os utilizadores com sistemas não suportados recorreram à execução do Windows 11 utilizando truques de bypass. Agora a Microsoft bloqueou o método de instalação “amiga” do Windows 11.
Microsoft bloqueou método de instalação “amiga” do Windows 11
Isto foi algo que aconteceu na altura e que continuava a acontecer agora. Mesmo aqueles com chips muito antigos, como Core 2 Duos, Pentium 4s, Athlons, Athlon X2s e Phenoms, entre outros, contornavam os requisitos do sistema e colocavam o Windows 11 a funcionar nos seus sistemas.
A diferença de desempenho entre o Windows 10 e o 11 numa classe de hardware semelhante é muito semelhante, indicando que esses requisitos não eram necessários apenas do ponto de vista do desempenho, razão pela qual a Microsoft argumentou que a segurança era a principal razão pela qual o tinham feito, e apontou para caraterísticas como MBEC (na Intel) e GMET (na AMD).
Em outubro do ano passado, surgiu um truque muito simples que envolvia apenas um único comando ao executar a instalação do Windows 11. Foi algo que se popularizou graças à cobertura, na altura, do site NeoWin, mas que na realidade até já era algo antigo.
Para a utilizar, tudo o que um utilizador tinha de fazer era adicionar “/product server”. Isto quando executava a configuração. Aí o Windows saltava completamente a verificação dos requisitos de hardware.
Acontece que a Microsoft bloqueou este método na última versão Canary 27686, como descoberto pelo utilizador do X e entusiasta tecnológico Bob Pony. Ao tentar usar o truque do servidor agora, a verificação de requisitos de hardware não é contornada.
Entretanto claro que ainda existem várias maneiras de contornar os requisitos, e pode até usar o Windows 11 LTSC 2024 oficial da Microsoft, que tem critérios de elegibilidade muito mais brandos. No entanto é mais uma forma simples de contornar que se perde e é uma pena.