A empresa de estudos de mercado Canalys afirmou que o mercado global de smartphones registou um crescimento anual de 8% no quarto trimestre de 2023. As remessas atingiram 319,5 milhões de unidades durante o trimestre e a Canalys acredita que este é um sinal de estabilidade e o início de uma recuperação.
Há boas notícias para o mercado global de smartphones
O total de remessas para o ano atingiu 1,14 mil milhões, representando um declínio de 4% em relação a 2022. A empresa no topo do mercado foi a Apple, que detinha 20% da quota de mercado ou 229,2 milhões de remessas em 2023.
A Samsung ficou em segundo lugar com 225,4 milhões de remessas (20%). Já a Xiaomi ficou em terceiro com 146,4 milhões de unidades (13%). Por outro lado, a OPPO e Transsion ficaram em quarto e quinto lugar com 9% e 8% da participação de mercado, respetivamente.
A Transsion é um pouco misteriosa para algumas pessoas, uma vez que não coloca este nome nos telemóveis que vende. Em vez disso, pode ter ouvido falar da Tecno, Infinix e Itel – todas estas marcas são propriedade da Transsion e são bastante populares em alguns países do mundo devido aos seus preços mais baixos.
Sanyam Chaurasia, Analista Sénior da Canalys, comentou estes resultados.
“A recuperação nos mercados emergentes levou a uma recuperação no segundo semestre de 2023, reduzindo o declínio. Beneficiando de foco estratégico adicional dos fornecedores que lançaram uma série de modelos de mercado de massa, a América Latina, a África e o Oriente Médio mostraram um forte impulso de recuperação a partir do terceiro trimestre de 2023.
Entretanto, com a melhoria das condições macroeconómicas na região da APAC, a procura dos consumidores aumentou significativamente no final do ano. A TRANSSION e a Xiaomi beneficiaram desta forte recuperação do mercado de massas, alcançando um crescimento anual notável no quarto trimestre.
No entanto, os mercados maduros, incluindo a China continental, a Europa e a América do Norte, ainda enfrentam fortes ventos contrários.
Tudo devido à diminuição dos gastos dos consumidores e à redução dos investimentos em canais. Em 2024, os mercados emergentes continuarão a ser um campo de batalha estratégico para a maioria dos fornecedores de smartphones que procuram crescimento.”
Um dos fatores impulsionadores das atualizações de dispositivos nos próximos dois anos ou mais pode ser a capacidade de processamento de IA offline. Graças à grande quantidade de serviços relacionados com a IA que estão a ser fornecidos por muitas empresas, os fabricantes de telefones estão interessados em permitir o processamento de IA no dispositivo, o que poderá impulsionar as vendas se os consumidores estiverem interessados nesta funcionalidade.