MEO: a Internet em alguns smartphones vai ficar mais lenta!

Existem alturas melhores do que outras para se mudar de smartphone. É verdade que com a inflação em valores tão altos não é a melhor altura do mundo para se mudar de equipamento. No entanto se tem smartphones antigos em breve pode ser uma boa ideia mudar já que eles vão deixar de funcionar. Isto porque depois da Vodafone, MEO e NOS já revelaram que vão acabar com as redes 3G. Assim a partir de hoje, 4 de Setembro, se tem MEO a Internet vai ficar mais lenta em smartphones antigos.

MEO: alguns smartphones vão deixar de funcionar! Está na lista?

No caso da MEO tudo começa já a 4 de Setembro.

A maioria das pessoas já tem um smartphone 4G e até 5G. Aliás com o tipo de conteúdos que temos hoje em dia já são velocidades absolutamente necessárias para conseguirmos aceder a tudo nas melhores condições. Caso contrário pode ser um tormento enviar e receber mensagens e até aceder a uma simples imagem ou vídeo. No entanto se tem um telefone com 3G tudo vai ficar muito mais lento.

MEO internet mais lenta

Quais as datas para o fim do 3G nas diferentes regiões?

Bem, a 4 de Setembro o desligamento começa em Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda.

A 30 de Setembro é o fim do 3G em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

Já a 31 de Outubro o 3G acaba em Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Açores.

No dia 30 de Novembro há muito mais concelhos envolvidos. Assim o fim do 3G chega a Coimbra, Leiria, Santárem, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Por fim, a 31 de Janeiro de 2024 é o fim do 3G em Lisboa.

Escusado será dizer que isto é o fim para as pessoas que têm routers 3G e que terão mesmo de os trocar para continuarem a aceder à Internet.

No entanto, eventualmente ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que tem um smartphone que suporta apenas 3G ou em alguns casos 2G. Ora são mesmo esses que têm de começar a pensar em dar o salto.

O 3G foi lançado em 2003 e chegou com a possibilidade de enviar e-mails e navegar na Internet a velocidades muito mais rápidas. Na verdade, ao mudar de 2G para 3G conseguiram-se velocidades 30 vezes mais rápidas.

smartphone antigo funcionar

O 3G ajudou a iniciar a revolução do smartphone, uma vez que tornava estes gadgets muito mais úteis quando estamos na estrada.

Mas o 4G ainda trouxe muito mais velocidade assim como o 5G. Ora a acompanhar esta evolução também os conteúdos foram ficando muito mais poderosos e pesados. De facto, com a qualidade sempre a aumentar já se gasta muito mais dados do que anteriormente e são necessárias velocidades bastante maiores.

Mas ainda existem tantas pessoas a utilizarem o 3G?

Segundo um estudo recente uma em cada quatro pessoas utilizam 3G. Ou seja realmente é um número considerável. Especialmente quando estamos a falar de uma tecnologia que já tem 20 anos!

O objetivo disto não é obviamente irritar as pessoas ou obrigar a uma migração. A ideia é virar todas as atenções para o desenvolvimento e reforço das estações emissoras 4G e 5G.

Entretanto caso tenha um destes smartphones a MEO alerta que equipamentos móveis que tenham rede 2G e 3G continuarão a ter acesso à rede móvel através da tecnologia 2G.

Para ter uma melhor experiência quando utiliza os serviços de voz e de dados com tecnologias 4G e 5G, deverá ter um equipamento móvel

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados