A memória RAM DDR5 já não é uma novidade incrível no mercado de computadores, porém, é uma tecnologia que tem vindo a evoluir a um velocidade quase absurda. Sim, a memória RAM tem vindo a ficar mais cara, especialmente quando se fala dos kits mais recentes e com mais performance para oferecer.
- Nota: O que se deve ao incrível aumento de procura que existiu na indústria, consequência da loucura da IA no mundo dos computadores e smartphones.
Ainda assim, é incrível como é que passámos de kits DDR5-4800, para agora já ser possível chegar, e até ultrapassar, a métrica DDR5-9000.
Memória RAM está mais cara. Mas está muito mais rápida!
Portanto, com a chegada dos novos processadores Intel Core Ultra 200 (Arrow Lake-S), vamos dar as boas vindas a vários novos tipos de kits de memória RAM DDR5 com algum overclock de fábrica em cima. É exatamente por isso que a ASRock já tem menções a memória RAM DDR5-9200+ (OC), e com as grandes evoluções que o padrão tem vindo a demonstrar, a JEDEC já anunciou a padronização de altas frequências no mundo da memória RAM moderno.
Vai começar a ser normal ver kits de memória RAM DDR5-8600, DDR5-8800, ou até DDR5-9000.
Assim, os utilizadores que procuram configurações de memória de alta capacidade têm grandes motivos para fazer a festa.
Afinal, para dois DIMMs single-rank por channel, ou um DIMM dual-rank por channel, a página de produto de várias motherboards menciona agora uma velocidade OC de DDR5-6800+. É uma nova vantagem para consumidores que pretendam grandes capacidades de memória, tais como 96 GB ou 128 GB, utilizando DIMMs dual channel a velocidades razoavelmente altas.
Em suma, isto deverá permitir aos utilizadores aproximarem-se da capacidade máxima de memória da sua plataforma. Tal como 256 GB utilizando quatro DIMMs de 64 GB, ou 192 GB utilizando quatro DIMMs de 48 GB. Isto a velocidades muito superiores às que as plataformas actuais são capazes.