Hoje em dia temos cada vez mais serviços de jogos na cloud. Isto é sem dúvida algo muito interessante até porque nos dá a capacidade de termos gráficos de alta qualidade, mesmo em dispositivos com uma capacidade de processamento reduzida. Mas não é só para esse tipo de títulos que uma latência baixa dá jeito. Dito isto, vamos explicar-lhe como pode reduzir a latência e melhorar os jogos online.
Como reduzir a latência e melhorar os jogos online
O que é a latência?
Eventualmente é importante explicar-se o que é a latência. Isto para quem não está tão familiarizado com o termo. A latência refere-se ao tempo que os dados demoram a viajar entre a sua fonte e um determinado destino. Quanto menor a latência melhor. É particularmente importante no contexto dos jogos porque qualquer atraso nas transferências de dados é facilmente perceptível.
Por exemplo, uma alta latência pode significar um atraso entre premir um botão e o jogo reagir à sua entrada. Isto é algo que ninguém quer.
O que é o ping?
A latência é geralmente medida em termos de ping. Um ping é um pacote de dados enviado do seu dispositivo para um servidor. A sua latência (ou ping) é o tempo que leva para que esse pacote de dados seja devolvido.Idealmente devemos ter sempre uma velocidade de ping abaixo de 50 milissegundos. Se o seu ping for superior a 100 milissegundos, é provável que experimente um atraso notável.
Como reduzir a latência
A alta latência é causada por muitos fatores. A boa notícia é que muitos deles são fáceis de contornar.
Verifique o seu router
Um router desatualizado pode facilmente causar problemas de latência. Alguns routers simplesmente não foram desenvolvidos para lidar com grandes quantidades de dados. Inclusivamente se o router do nosso ISP já for muito antigo será boa ideia pedir-se uma substituição. Não é que eles gostem muito de o fazer. No entanto a nossa velocidade vai agradecer.
Entretanto se optar por um router especialmente desenvolvido para jogos, temos direito a funcionalidade extra. São exemplo disso, a capacidade de dar prioridade ao tráfego de jogos. Também têm velocidades de processamento mais rápidas e RAM também.
Utilize uma ligação por cabo
O Wi-Fi é ideal para navegar na internet, mas muitas vezes não é estável o suficiente para jogar. Sobretudo alguns títulos. Além disso, os sinais de Wi-Fi são facilmente afetados por objetos que estejam presentes na sua casa. Isto pode resultar numa queda notável de velocidade.
Por isso, os problemas de latência podem muitas vezes ser corrigidos mudando para um cabo Ethernet.
Otimize a ligação Wi-Fi (caso não possa utilizar um cabo)
Há uma forma muito simples de resolver uma ligação Wi-Fi lenta. Isto desde que não seja da própria Internet. Dito isto, tudo o que tem de fazer é mudar o canal Wi-Fi. Pode aplicar esta correção nas suas ligações de 2,4GHz e 5GHz, e deverá ver um aumento imediato de velocidade em ambas as bandas e reduzir a lentidão na sua rede Wi-Fi.
O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada banda há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.
Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.
A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.
A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.
Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.
Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.
Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.
Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz.
Por exemplo no router da Huawei que serve as ligações Vodafone e outras basta entrar no router, escolher configuração avançada. A seguir vá a opção WLAN e escolhe Rede 2.4GHz (avançada).
Aí como mostra a imagem abaixo podemos mudar de canal. Devemos escolher aquele que a app mostrou como estando menos ocupado.
Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.
Não utilize extensores de rede para fazer chegar à Internet ao seu computador para jogos
Se já teve problemas com o Wi-Fi e por estranho que pareça pode estar a ser causado pelo extensor de rede.
Apesar da sua popularidade, do ponto de vista das vendas, os extensores de Wi-Fi têm um pouco de má reputação no que diz respeito ao desempenho real da rede.
Embora possam certamente alargar o alcance quando devidamente implantados, também podem introduzir muitos congestionamentos, latência e velocidades reduzidas, o que causa lentidão na rede Wi-Fi.
Com estas dicas certamente vai conseguir melhorar a velocidade dos jogos online.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!