Poucas coisas são tão frustrantes como uma série a travar constantemente ou uma aplicação de streaming que demora uma eternidade a carregar. Curiosamente a solução é mais fácil do que parece. Se alterar as definições de DNS da sua Smart TV vai eliminar os tempos de espera e o buffering. De facto, esta alteração melhora o streaming na sua Smart TV.
Sabia que isto melhora o streaming na sua Smart TV?
A importância de mudar o DNS
Muitos utilizadores desconhecem que o verdadeiro responsável por travagens ou lentidão no streaming pode ser o servidor DNS. O DNS (Sistema de Nomes de Domínio) é o serviço que converte endereços como “netflix.com” em IPs reais, permitindo que a televisão aceda ao conteúdo pretendido.
Por norma, usamos os servidores DNS atribuídos automaticamente pela nossa operadora. No entanto, esses servidores nem sempre são otimizados para desempenho, criando um gargalo invisível — mesmo em ligações rápidas.
Uma boa ideia é utilizar, por exemplo, o DNS público da Cloudflare (1.1.1.1), conhecido pela sua velocidade e fiabilidade. A empresa opera uma enorme rede global com servidores em mais de 300 cidades, o que permite resolver pedidos DNS de forma muito mais eficiente do que os serviços fornecidos por ISPs tradicionais.
Se em alguns casos a latência média de um operador pode chegar aos 100 milissegundos. Depois da mudança para o DNS da Cloudflare, esse valor passa a situar-se perto dos 30 milissegundos ou até menos. Ou seja uma melhoria significativa. Na prática, isso traduziu-se em carregamentos mais rápidos das aplicações de streaming e uma experiência sem interrupções, mesmo nas horas de maior tráfego.
Além da velocidade, o DNS da Cloudflare oferece vantagens ao nível da segurança, bloqueando sites de phishing e conteúdos maliciosos. Também garante maior privacidade, já que não regista nem vende os dados de navegação, ao contrário de alguns ISPs.
Como alterar o DNS numa Smart TV
A mudança pode parecer técnica, mas é surpreendentemente simples. Basta seguir estes passos:
Com o comando da televisão, aceder ao menu Definições.
- Ir à secção de Rede e selecionar a ligação Wi-Fi atual (ou Ethernet, se for o caso).
- Entrar nas Definições de IP e mudar de “Automático/DHCP” para “Estático”.
- Introduzir os dados da ligação manualmente e, no campo de DNS, inserir o endereço 1.1.1.1.
- Guardar as alterações e reiniciar a TV.
Após este processo, as aplicações devem carregar mais rapidamente e os vídeos iniciar quase de imediato. Caso seja necessário reverter a alteração, basta voltar às definições automáticas.
Importa referir que os nomes dos menus podem variar consoante a marca da televisão, mas o processo é geralmente semelhante. Além disso, em casos raros, pode haver problemas se o router for reiniciado ou se o ISP tentar forçar o uso do seu próprio DNS.
Vale a pena alterar o DNS da televisão?
Para quem vê muitos conteúdos em streaming e valoriza uma experiência fluida, a resposta é sim. Usar um DNS público como o da Cloudflare pode acelerar as ligações, reduzir o buffering e ainda oferecer benefícios em termos de privacidade e segurança.
Outros serviços de DNS públicos, como o da Google (8.8.8.8), também são alternativas fiáveis.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!