MediaTek Helio A22: o novo chipset para smartphone económicos

Depois de ter tido sucesso com os chipsets da gama P e S, a empresa de semicondutores MediaTek resolveu apostar na linha A que se destina essencialmente a equipamentos de gama baixa. O primeiro chipset desta linha é o Helio A22, que surge como uma versão mais barata do Helio P22.

O MediaTek Helio A22 apresenta um design simples de quatro-núcleos A53 e integra a tecnologia CorePilot. Este sistema permite aproveitar ao máximo o chipset, dando prioridade a determinadas tarefas para garantir um bom desempenho. A isto junta-se um controlador de memória LPDDR3/LPDDR4x flexível.

Este chipset integra a placa gráfica PowerVR GE8320 que oferece suporte para ecrãs HD+ com resolução de 1600 x 720 pixéis e formato 20:9. Para além disso, tem a capacidade de suportar uma configuração de câmara dupla até 13+8 megapixéis ou uma única câmara com 21.

O Helio A22 é desenvolvido com o processo de fabrico de 12nm da TSMC, que garante um processador mais rápido em 30% e uma placa gráfica mais rápida em 72%, comparativamente ao concorrente mais direto, o Snapdragon 425 SoC da Qualcomm.

A nova aposta da MediaTek suporta ainda inteligência artificial, desbloqueio através da face e a criação de álbuns de fotos inteligentes.

Destaca-se ainda a integração da tecnologia MediaTek NeuroPilot, que permite que os programadores e os fabricantes de dispositivos tenham acesso a um sistema de inteligência artificial compatível com a API de redes neurais do Android.

No campo da conetividade, o Helio A22 suporta velocidades de download em LTE até 300Mbps e upload de 150Mbps. Oferece ainda suporte para smartphones dual-SIM e suporta VoLTE. Destaca-se também o Bluetooth 5.0.

Importa salientar que o primeiro smartphone a utilizar o chipset Helio A22 da MediaTek já foi lançado e é, nada mais, nada menos, do que o Xiaomi Redmi 6A.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário