MediaTek continua a impressionar. Mais 20% de performance!

Como estamos fartos de dizer, a MediaTek tem tudo para impressionar na gama alta do ecossistema Android nos próximos tempos, ao trazer para cima da mesa processadores extremamente parecidos em termos de funcionalidades e capacidades face a tudo aquilo que a Qualcomm anda a fazer, isto a preços um pouco mais apelativos, o que acaba por não afetar em demasia o preço dos produtos nas prateleiras.

No fundo, é uma lufada de ar fresco, ou melhor, um balão de oxigénio que começa a fazer (muita) falta no ecossistema Android!

É exatamente por isso que a MediaTek anda a piscar o olho à Samsung, Xiaomi, Oppo, Honor, etc… De forma a roubar alguma quota de mercado à Qualcomm, especialmente nas gamas mais desejadas pelos consumidores… As mais altas!

Pois bem, o caminho está a ser feito, e ao que tudo indica, o novo MediaTek 9400 que quer dar vida à nova geração Android traz um aumento de performance à volta de uns incríveis 20%. A Vivo já assinou um acordo para contar com o processador! Vai ser a primeira de muitas.

MediaTek continua a impressionar. Mais 20% de performance!

smartphones, coronavirus no smartphone

- Advertisement -

Portanto, hoje em dia, ver “Qualcomm Snapdragon” na lista de especificações técnicas de um smartphone dá logo a ideia de que estamos perante algo de qualidade, com elevados níveis de performance.

Porém, como a Qualcomm anda a exagerar nos preços que anda a pedir às parceiras, pode tornar-se menos comum ver isso nas listas de especificações dos aparelhos de gama alta do futuro.

A MediaTek tem o mesmo acesso às linhas de 4nm e 3nm da TSMC, e como tem muita vontade de ganhar quota de mercado, oferece os seus produtos a preços um pouco mais apelativos. Isto é importante, porque em termos de performance e eficiência, a MediaTek não parece ficar atrás da Qualcomm.

Muito pelo contrário, segundo os mais recentes rumores, até pode ficar à frente.

Dimensity 9400 apresenta um aumento de performance de 20% face ao atual Dimensity 9300!

mediatek, qualcomm, android

Caso não saiba, à exceção da Google e Apple, a MediaTek já tem acordos assinados com todas as fabricantes de smartphones à face da terra. Sim, é verdade que até aqui foi sempre com um maior foco na gama baixa e gama média. Porém, ao que tudo indica, a partir do final de 2024 e início de 2025, isto vai também estender-se à gama alta.

A Vivo já assinou um acordo para utilizar o novo SoC de 3nm Dimensity 9400 nos seus aparelhos topo de gama. Naquilo que é a primeira grande fabricante Android a fugir do inegável aumento de preço que vamos ver no lado da Qualcomm com o Snapdragon 8 Gen4.

Isto é bom para o mercado?

O atual Dimensity 9300 provou que a MediaTek não está para brincadeiras no mundo Android. Não é um SoC perfeito, porque a fabricante optou por um design sem núcleos focados na eficiência, preferindo um design muito “perfomante”. Isto tem resultado em alguns problemas de consumo de energia, e também de sobreaquecimento.

Porém, com o acesso às linhas de 3nm da TSMC, é muito provável que se abra uma janela de oportunidade para fazer um rude golpe nas aspirações da rival Qualcomm.

Não me admiraria nada de ver mais e mais topos de gama a fazer uso de processadores MediaTek na próxima geração. Afinal de contas, os topo de gama ‘Ultra’ já andam nos 1500€, e muito honestamente, não me parece que exista espaço para encarecer ainda mais este tipo de aparelho num futuro próximo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.