Como já estou farto de dizer na Leak.pt, apesar de tudo aquilo que aconteceu à Huawei nos últimos anos, que entretanto resultou no seu quase desaparecimento do mundo dos smartphones Android… A verdade é que a gigante Chinesa anda a BOMBAR no mundo dos computadores Windows.
Prova disso é o Matebook 16S que tivemos a oportunidade de analisar há algumas semanas atrás, e claro, também o mais «gama média» Matebook 16D, que por sua vez tenta levar alguma da magia das gamas mais altas, a carteiras menos recheadas.
Então… e para os consumidores mais exigentes?
Bem, para esses, temos de apontar o MateBook X Pro! O mais recente e leve ultra portátil da Huawei, que apesar de não ir tão longe no campo da performance (não há Intel Core i9 para ninguém), comparativamente ao MateBook 16S, promete um maior equilíbrio, portabilidade, e claro, qualidade de construção.
Matebook X Pro – A Huawei tem outro ultra portátil topo de gama!
Portanto, o Huawei MateBook X Pro é o mais recente ultra portátil da gigante Chinesa Huawei. Estamos a falar de um portátil com um novo corpo metálico aveludado, que pesa apenas 1.26KG, e que meus amigos, apesar de parecer algo de especial nas fotos, é ainda mais incrível ao vivo. Tem de ver esta máquina em loja, quando os primeiros modelos chegarem a Portugal.
Mais concretamente, temos aqui um portátil equipado com um processador Intel Core i7, 16GB de memória RAM, 1TB de armazenamento interno super rápido, um ecrã de 14.2” FullView 3.1K, com certificação TÜV Rheinland Eye Comfort 3.0, margens ultra reduzidas (92.5% de rácio de ecrã), e suporte a total às gamas de cor P3 e sRGB com ΔE<1.
Até aqui, tudo normal… Mas existem alguns extras, que podem passar despercebidos, mas que no fundo, podem fazer a diferença para os utilizadores mais exigentes.
Exemplos disto incluem as funcionalidades Super Dispositivo, e Conferência Inteligente. Mas talvez mais importante que isso, deverão ser as funcionalidades extra que a Huawei implementou no touchpad.
Afinal de contas, o touchpad Huawei Free Touch está em sintonia com o utilizador em cada toque. Estamos assim a falar de um touchpad de grandes dimensões, com feedback tátil, e funcionalidades especiais em cada canto, como é o exemplo do controlo do brilho do ecrã, ou do volume máximo das colunas, com vibração inteligente, de forma a que perceba o que está a acontecer, mesmo que não esteja a olhar para aquele exato sítio.
Além destes ‘extras’, temos ainda 8 gestos inovadores, que podem ser utilizados para a captura de ecrã, fechar janelas, mudar de desktop, etc… Curiosamente, além do Touchpad ‘especial’, a Huawei também apostou em gestos aéreos, de forma a ‘salvar’ quem precisa de utilizar o portátil, mas nem sempre tem as mãos mais limpas do planeta.
Em suma, é um portátil que se mete ali um pouco no meio da gama alta da Huawei. Ao não ser capaz de oferecer a melhor performance possível e imaginária, com essa honra a ir para o MateBook 16S equipado com o Core i9-12900H. Porquê? Porque a aposta está mais no design, portabilidade e versatilidade.
Espere pela nossa review ao aparelho, está para breve.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!