(Mini-Review) Mate X3: Dobrável incrível! Mas é Huawei…

Mate X3 – A Huawei é basicamente carta fora do baralho no mundo dos smartphones, mas se acha que isso tem parado a gigante Chinesa de desenvolver máquinas incríveis, bem… Está muito enganado! Aliás, tivemos agora um dobrável em teste, que é muito provavelmente um dos aparelhos mais bem conseguidos do mercado.

Posso até dizer que o Mate X3 só tem um defeito! É ser um aparelho produzido pela Huawei, e por isso acaba por estar limitado em algumas partes importantes daquilo que é a experiência que um smartphone a sério tem de oferecer a um utilizador em 2023.

Vamos por partes?

Mate X3: O melhor dobrável do mercado! Mas é Huawei…

A Huawei foi uma força dominadora do mundo dos smartphones, ao oferecer uma gama ampla, de qualidade, onde os aparelhos topo-de-gama nos faziam sonhar. O design era incrível, a qualidade de construção também, e até a experiência de utilização era diferenciada.

Era quase um ecossistema à parte, muito diferente daquilo que o mundo Android e iOS eram capazes de oferecer. Aliás, não foi por acaso que a Huawei andou numa guerra incrível com a Samsung para lançar o primeiro dobrável do mercado! Curiosamente, a Huawei só foi batida, porque a Samsung lançou o seu Galaxy Fold antes do tempo, com o resultado que tão bem conhecemos (avarias atrás de avarias, um recall, e dano duradouro para o mundo dos dobráveis. Danos que ainda hoje se fazem sentir! Que acabaram por atrasar toda a evolução e propagação do design).

Se a Huawei ainda fosse metade daquilo que foi no passado, caro leitor, este Mate X3 ia vender que nem pãezinhos quentes.

Especificações Técnicas

  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1 4G
  • Ecrã Principal: 7.85” OLED (~88.9% rácio) // 120Hz // 2224 x 2496 (~426 ppi)
  • Ecrã Secundário: 6.4” OLED // 120Hz // 1080 x 2504
  • Memória RAM: 12GB
  • Armazenamento: 256GB ~ 1TB
  • Bateria: 4800mAh
  • Câmaras:
    • 50 MP, f/1.8, 23mm (wide), PDAF, Laser AF, OIS
    • 12MP f/3.4, 125mm (periscope telephoto), PDAF, OIS, 5x zoom ótico
    • 13MP f/2.2, 13mm (ultrawide), AF
    • Frontal: 8 MP fora // 8MP dentro
  • Dimensões e Peso:
    • Aberto: 156.9 x 141.5 x 5.3 mm
    • Dobrado: 156.9 x 72.4 x 11.8 mm
    • Peso: 239g

Design e Ecrã

É aqui que a Huawei sempre foi capaz de se diferenciar de todas as outras fabricantes. Nós queremos tocar no smartphone só por tocar. Parece que nos chama, de tão bem feito e “sexy” que é.

Dito isto, na componente dobrável, temos um smartphone “normal” capaz de se abrir num tablet de dimensões interessantes. Isto significa que o pode utilizar como um smartphone completamente banal, de boas dimensões, sem o peso associado à grande maioria dos dobráveis Fold agora no mercado.

Aliás, de frente, nem parece um dobrável! Mesmo de lado, a espessura não é comprometedora da experiência de utilização, muito graças ao facto de ser um aparelho extremamente fino quando aberto.

Quanto à qualidade dos ecrãs, estamos a falar da Huawei, e como tal, temos qualidade tanto no principal, como no secundário. Com os mesmos a serem capazes de trabalhar bem entre si. Está a ver YouTube no ecrã de fora? Abra o dobrável e continue a ver, sem perder uma pitada, no ecrã dobrável.

Performance e dia-a-dia

No campo da performance real, não há como dizer mal deste dobrável. Claro que não é baseado no SoC mais poderoso da Qualcomm, porque a Huawei ainda não tem acesso a esse processador. Mas, no dia-a-dia, não vai notar falta de performance em lago algum. O Mate X3 é perfeitamente rápido e fluído. Além disso, também não se queixa com a temperatura, graças a uma excelente solução de refrigeração implementada no interior do aparelho.

A bateria também é excelente, como é normal na Huawei, com uma gestão de recursos exigente. 2 dias de uso intenso não é difícil neste Mate X3.

O Mate X3 é um dos únicos aparelhos topo de gama de nova geração ainda baseado num SoC ‘antigo’.

Porém, além do facto de ser o Snapdragon 8+ Gen1 de 2022, é também um SoC limitado a 4G. 5G neste dobrável, ou em qualquer outro aparelho Huawei? Esqueça isso. Além disso, temos também de tocar no tema Google. Continuamos sem acesso aos serviços Google neste aparelho.

São dois problemas velhos conhecidos, mas que infelizmente continuam com o mesmo exato nível de importância e gravidade.

Pagar 2200€ por um dobrável, não ter 5G, nem Google? Desculpem, mas não faz sentido. A Huawei, se quer competitiva, tem de baixar preços. Estou farto de dizer isso.

Performance Câmaras


Aqui temos LUXO!

O Mate X3 ultrapassa muitos dos compromissos que os dobráveis continuam a ter no lado das câmaras, devido à falta de espaço no seu interior. Claro que ainda não estamos ao nível de um P60 Pro, que nos impressionou forte e feio no campo da captura. Mas, temos aqui um aparelho capaz de tudo, em qualquer lado, a qualquer momento. O módulo traseiro é super flexível, com muitas funcionalidades automátivas e personalizáveis.

Ora veja:

Paisagens

Animais

Noturna

Frontal

Conclusão – Huawei Mate X3

O Mate X3 é um smartphone incrível por si só, e é muito provavelmente superior às ofertas dobráveis da Samsung e Google. Infelizmente, sendo Huawei, não temos Google, não temos acesso às tecnologias mais recentes, e não temos conectividade 5G. Além disso, o preço não está ajustado a essa realidade.

Sendo assim, é um smartphone que adoro, mas não posso recomendar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Mate X3 - A Huawei é basicamente carta fora do baralho no mundo dos smartphones, mas se acha que isso tem parado a gigante Chinesa de desenvolver máquinas incríveis, bem... Está muito enganado! Aliás, tivemos agora um dobrável em teste, que é muito provavelmente...(Mini-Review) Mate X3: Dobrável incrível! Mas é Huawei...