Se a sua máquina de secar roupa parar de funcionar de repente ou começar a funcionar demasiado quente, ficará com a roupa encharcada ou encolhida. Pior ainda, uma máquina de secar roupa avariada pode mesmo constituir um perigo de incêndio. Normalmente, não pensamos muito nos nossos electrodomésticos de lavandaria quando estão a funcionar bem, por isso temos tendência a tomá-los como garantidos. Mas há algumas coisas simples que todos devemos fazer para manter as nossas máquinas de secar em bom estado.
Faça isto para a sua máquina de secar não avariar nem incendiar!
Limpe o filtro de cotão com mais frequência
Pode não ser necessário dizer, mas a coisa mais importante (e mais simples) que pode fazer para manter a sua máquina de secar a funcionar bem é limpar o filtro de cotão sempre que lavar a roupa. A acumulação de cotão no interior da entrada de ar pode abrandar o ar quente à medida que este passa pela ventilação. Se o ar ficar demasiado quente dentro da máquina de secar, pode encolher a sua roupa ou, na pior das hipóteses, pode provocar um incêndio. Limpar o filtro de cotão ajudará a evitar a acumulação de cotão noutros pontos, mais difíceis de alcançar, poupando-lhe o incómodo de encontrar um futuro problema de ventilação.
Limpe também à volta do filtro de cotão
Limpar periodicamente a base do filtro de cotão e a área à sua volta também é uma boa prática. Quando a máquina de secar estiver fria, utilize uma escova de cotão para retirar o cotão que fica preso nas fendas à volta do filtro de cotão. Um bom aspirador de pó também é uma óptima opção. Manterá o ar a fluir corretamente dentro da sua máquina de secar e ajudará a evitar alguns desastres.
Limpe atrás e à volta da máquina de secar
Enquanto tem o aspirador à mão, é uma boa ideia limpar sazonalmente a parte de trás e debaixo da máquina de secar. A humidade, o pó e os cotões presos podem acumular-se no espaço atrás da máquina de secar e restringir o fluxo de ar. E para além de causar bolor, a humidade acumulada em cima e à volta de um aparelho elétrico pode provocar um curto-circuito, corrosão ou incêndio. Limpar a parte de trás e debaixo da sua máquina de secar roupa de três em três meses pode prolongar a vida útil do seu aparelho e ajudar a evitar incêndios.
Verifique a saída de ar exterior
Verifique a saída de ar exterior da máquina de secar roupa e certifique-se de que não existem ramos, plantas ou outros detritos a bloquear o fluxo de ar, e adquira o hábito de olhar ocasionalmente para a saída de ar para se certificar de que não está obstruída. Pode remover quaisquer detritos e limpar qualquer cotão que se tenha acumulado na área com um pano e uma escova.
Limpe o interior da máquina de secar com mais frequência
Limpar o interior da sua máquina de secar mensalmente é uma boa prática para se livrar de pedaços de sujidade que podem derreter e agarrar-se ao interior do tambor. Isto ajudará a manter todos os orifícios do tambor abertos, bem como a evitar que os detritos de cargas de roupa anteriores entupam as cargas futuras. Deve desligar a máquina de secar e depois limpar o interior com um pano e água com sabão, ou utilizar álcool isopropílico.
Não sobrecarregue a máquina de secar roupa
Por último, mas não menos importante, sobrecarregar a sua máquina de secar pode danificá-la. Também fazer com que a ventoinha que empurra o ar através do sistema se desgaste mais rapidamente. Além disso, o rotor que faz girar o tambor tem de trabalhar mais à medida que mais peso é empilhado na máquina de secar, por isso, se fizer cargas de roupa de tamanho razoável, manterá a máquina em melhor forma durante mais tempo.