Máquina de lavar: isto que dizem está totalmente errado!

Quando se trata de limpezas, quer de roupas ou simplesmente de tarefas domésticas há opiniões para tudo. Umas são realmente válidas e podem ajudar. No entanto, outras têm exatamente o efeito oposto. Sobretudo à medida que as coisas vão evoluindo. Por exemplo, as novas máquinas de lavar e secar roupa, que utilizam tecnologias inteligentes, significam que muitos conselhos antigos podem tornar-se obsoletos. Assim isto que dizem sobre a máquina de lavar está totalmente errado.

Máquina de lavar: isto que dizem está totalmente errado!

Mais detergente = roupas mais limpas

Muitas pessoas pensam que quando as coisas estão muito sujas mais vale colocar-se um pouco mais de detergente. Isto para que fique tudo mais limpo e cheiroso. Mas acredite ou não a verdade está exatamente no oposto. O excesso de detergente pode parecer a solução perfeita para limpar toda a sujidade que está a cobrir a sua roupa. Mas, infelizmente, muito detergente não vai ser a solução.

Se utilizar mais sabão do que o recomendado a roupa pode ficar com alguns restos de detergente. Nesses restos podem-se manter algumas bactérias. Como se isto não bastasse também pode levar a que muitos odores continuem na roupa. Para se livrar deste problema tem de voltar a lavar a roupa sem detergente, o que é um trabalho extra desnecessário.

máquina lavar roupa detergente

Temperaturas frias não acabam com as nódoas

Muitas vezes, há a crença comum de que, para que as roupas fiquem devidamente limpas, elas precisam de ser lavadas a uma temperatura superior a 40 graus.

- Advertisement -

No entanto, as máquinas de lavar roupa modernas, bem como as cápsulas de detergente atuais podem funcionar maravilhosamente a temperaturas mais baixas.

Lavas roupas delicadas só à mão

Colocar tecidos delicados na máquina de lavar roupa, como seda e lã, pode ser assustador e muitas vezes recomenda-se lavar à mão esses itens.

No entanto, de acordo com os especialistas, lavar essas roupas à mão pode ser ainda mais prejudicial. Assim pode causar mais danos do que benefícios. A máquina de lavar roupa no programa certo é mais saudável para a roupa.

Com muitos dos tambores atuais é possível lavar seda, linho e lã no aparelho sem esticar ou agarrar.

Encher ao máximo a máquina

É verdade que é boa ideia enchermos a máquina para aproveitarmos ao máximo o ciclo de lavagem. No entanto, isto nem sempre é o caso. Os especialistas referem que muitas máquinas podem adaptar o ciclo de lavagem ou secagem de acordo com o peso da sua roupa.

máquina lavar roupa elixir

Isto significa que cada carga, por menor que seja, é lavada com a quantidade certa de energia e tempo. No entanto verifique sempre se a sua máquina tem esta opção.

Utilizar sempre a mesma temperatura

O primeiro hábito que temos de perder é utilizar sempre a mesma temperatura para todas as roupas. No entanto é aquele que a maioria das pessoas faz. A verdade é que a temperatura deve depender sempre daquilo que estamos a lavar. Por regra, as toalhas e a roupa de cama devem ser lavadas a temperaturas bastante quentes. Enquanto que tecidos como o algodão e a lã precisam de ser lavados a temperaturas mais baixas para proteger a sua forma.

Além disso, mudar a temperatura em conformidade salvará a sua roupa dos “danos” de desvanecimento e redução.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.