Máquina de lavar: a grande solução está na casa de banho!

Existem milhares de truques que podem resolver grandes problemas com os eletrodomésticos que temos em casa. De facto, as coisas que conseguimos fazer com determinados produtos são realmente incríveis. E o mais interessante é que em muitos casos são dicas que não nos passariam pela cabeça. É exatamente o que se passa com uma solução que a maioria de nós tem na casa de banho e a máquina de lavar roupa. É que pode fazer mesmo maravilhas!

Máquina de lavar: a grande solução está na casa de banho!

Uma máquina de lavar roupa com cheiros pode ser um sinal de problemas adicionais, como o bolor que normalmente se concentra nas borrachas e não só.

máquina lavar roupa elixir

Como as máquinas de lavar têm muita humidade, proporcionam um ambiente perfeito para que o bolor cresça ao longo do tempo. Especialmente em lugares de difícil acesso, como borrachas e juntas, uma vez que não secam adequadamente após um ciclo de lavagem.

Como já deve ter descoberto, se teve de lidar com este problema, o bolor pode ser difícil de remover de uma máquina de lavar roupa, especialmente se estiver escondido na borracha do seu aparelho.

- Advertisement -

máquina lavar roupa elixir

Foi exatamente com esta situação que se depararam várias pessoas e que receberam um dica por parte de especialistas que fez maravilhas.

Claro que quando referem elixir bucal, é algo que questionamos de imediato. No entanto a verdade é que faz maravilhas pela máquina de lavar. Acaba com o bolor e também com as bactérias!

Como proceder

Pode colocar um copo de elixir bucal na gaveta onde coloca o detergente. Depois opte por um programa com temperatura quente de, pelo menos, 60 graus ou superior e vai matar quaisquer bactérias bem como remover cheiros desagradáveis e bolor.

Mas há também outro truque poderoso para a máquina de lavar roupa

A segunda dica surgiu num grupo do Facebook especialmente dedicado à limpeza e quando várias pessoas o começaram a experimentar e viram os resultados rapidamente se tornou viral.

Aliás uma utilizadora andava para experimentar este truque mas nunca o tinha feito. Dito isto agarrou numa pastilha da máquina de lavar louça e colocou-a na máquina de lavar roupa. Ora passado cinco minutos ela olhou para a máquina e a água estava literalmente castanha.

da máquina de lavar

Outra pessoa que também testou descobriu exatamente o mesmo. Aliás depois até ficou a olhar para a máquina e a ver a água a passar de cinzenta para muito escura.

Mas isto tem outros efeitos para além de limpar o tambor. É que até a borracha da máquina que por vezes fica preta ganha uma nova vida.

Atenção que isto deve ser feito numa temperatura elevada. Isto para os resultados serem ainda melhores.

Enquanto algumas pessoas referiam não conhecer este truque ainda apareceu uma ou outra que até conheciam e já costumavam utilizar com frequência.

da máquina de lavar

Mas quantas vezes devemos fazer isto?

Deve utilizar este truque para limpar a máquina de lavar roupa de três em três meses. Em alguns pode ser suficiente de seis em seis. Tudo depende da frequência com que utiliza a máquina de lavar roupa.

E como o devo fazer?

Coloque a pastilha da máquina de lavar louça diretamente no tambor da máquina de lavar roupa. Depois faça um programa que leve a máquina a 90 graus e deixe que o ciclo corra normalmente. Verá que as diferenças no final da limpeza são surpreendentes.

Ao nível de configurações é verdade que isto varia de acordo com o tipo de máquina mas no fundo acabam por ser semelhantes. A ideia aqui é fazermos o ciclo mas sem ser por tempo demasiado. Até pela questão dos gastos energéticos.

Dito isto, pode configurar um programa que permita a máquina ir até 90 graus. Por exemplo roupa de bebé. Depois basta deixar dois enxaguamentos. Entretanto podemos também desativar a centrifugação.

A seguir é só iniciar o programa e aguardar.

Algumas advertências

Quando se trata de pastilhas podemos colocar diretamente no tambor e ela será utilizada sem problema. Quando se trata de outro tipo de cápsulas depende muito. É que algumas levam algum tempo para se desfazer e como tal pode não ser totalmente utilizada. O que se pode fazer nesses casos é desfazer a cápsula em água quente e depois deitá-la pela gaveta do detergente. Todos os passos restantes são iguais.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.