Se tem um veículo elétrico não se esqueça de fazer isto!

Possuir um veículo elétrico tem várias vantagens, desde poupar dinheiro na bomba de gasolina a evitar mudanças de óleo frequentes. Mas só porque requerem menos manutenção, não significa que possa esquecê-la completamente. Assim se tem um veículo elétrico não se esqueça de fazer isto!

Se tem um veículo elétrico não se esqueça de fazer isto!

Os veículos elétricos estão longe de estar isentos de manutenção. Assim terá de ter em atenção vários aspetos para garantir o melhor desempenho, autonomia, experiência de condução e longevidade. Não só é mais fácil possuir um VE, como também poupará quase 40% em manutenção. Uma grande parte desta poupança deve-se às mais de 20 peças e componentes de manutenção comum de um motor de combustão interna (ICE) normal que os automóveis elétricos não têm. Ou seja velas de ignição, filtros de óleo, sensores de O2, conversores catalíticos e muito mais.

Não tem de se preocupar com correias de transmissão e mudanças de óleo, mas vai querer manter-se a par da rotação dos pneus, travões, filtros de ar, manutenção da bateria e todas as atualizações de software.

Pastilhas de travão, rotores e fluidos

Embora os automóveis elétricos façam a maior parte das suas travagens graças à travagem regenerativa, que inverte os motores elétricos para abrandar o veículo (ao mesmo tempo que capta a energia e a transforma em bateria), continuam a ter as mesmas pastilhas de travão, rotores e fluidos que os outros automóveis.

As pastilhas e os rotores dos travões não sofrerão nem de perto o mesmo tipo de desgaste que os automóveis a combustão interna, mas isso também significa que alguns proprietários de VE podem esquecer-se de um passo de manutenção tão importante. A quantidade de quilómetros percorridos, o nível de travagem regenerativa que utiliza e os seus hábitos de condução e de travagem afetarão a frequência com que terá de efetuar a manutenção dos sistemas de travagem.

Nem todos os VEs têm os mesmos níveis de travagem regenerativa e algumas pessoas conduzem de forma mais agressiva do que outras, o que significa que os seus resultados podem variar. Deve consultar o manual do proprietário e seguir todas as orientações do fabricante relativamente a pastilhas, rotores e líquido dos travões. Lembre-se de que, a menos que esteja a mudar as pastilhas de travão, o que requer a purga do sistema de travagem hidráulico, não deverá ter de lidar com o líquido dos travões com muita frequência, a menos que haja uma fuga ou outros problemas. O líquido dos travões absorve humidade ao longo do tempo e perde alguma viscosidade, por isso, mais uma vez, consulte o manual para saber quais os intervalos de lavagem sugeridos.

Rotação e manutenção dos pneus

Os pneus novos são um dos aspetos mais dispendiosos da posse de um veículo elétrico, mas isso não é diferente de qualquer outro veículo. Com um veículo elétrico, não vai levar o seu veículo a um concessionário ou a um serviço de lubrificação rápida para uma mudança de óleo ou afinação ocasional, que é quando a maioria das pessoas faz a rotação dos pneus. Como resultado, é uma tarefa que é fácil de esquecer ou ignorar, mas que lhe vai sair cara a longo prazo.

Recomenda-se que a maioria dos proprietários faça a rotação dos pneus para um desempenho e padrões de desgaste ótimos. Os automóveis elétricos são mais pesados do que a maioria, graças aos enormes conjuntos de baterias, e muitos modelos têm elevados níveis de binário. É por isso que os veículos eléctricos necessitam de pneus especiais e deve garantir que os seus duram o máximo de tempo possível, mantendo as rotações em dia.

Para além disso também deve prestar muita atenção à pressão dos pneus. Os veículos elétricos são muito mais eficientes do que os veículos a combustão interna em termos de fornecimento de energia, mas isso também significa que pequenas coisas como a pressão dos pneus, o padrão do piso e a resistência fazem uma enorme diferença na autonomia geral. Verificar regularmente a pressão dos pneus ajuda-o a obter uma melhor quilometragem, para além de abrandar o desgaste de todo o peso adicional.

Filtros de ar

Não é exclusivo dos veículos elétricos; a maioria dos proprietários de automóveis esquece-se do filtro de ar do habitáculo. Não deve ser confundido com um filtro de ar do motor, que os VE não têm.

Os filtros de ar da cabine podem começar a cheirar um pouco mal com o tempo, para não falar que ficam entupidos e reduzem o fluxo de ar. Normalmente, deve substituir o filtro de ar a cada 20.000 ou 30.000 quilómetros. Algumas empresas, como a Tesla, recomendam que mude o filtro a cada X número de anos. No Model 3, por exemplo, sugerem que substitua o filtro de ar HEPA de alta qualidade a cada 2-3 anos. Mas deve ignorar as recomendações baseadas no tempo e trocar os seus filtros com base nos quilómetros percorridos e nas condições.

Saúde da bateria e líquido de refrigeração

Tal como o óleo do motor é um dos aspetos mais vitais de um motor de combustão interna, a bateria é a parte mais importante da tecnologia do seu automóvel elétrico. Se há uma área do manual do proprietário que deve ler, essa área deve ser a secção sobre a saúde da bateria e as melhores práticas.

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Qualquer bateria degrada-se lentamente com o tempo. No entanto existem várias medidas que os proprietários podem tomar para prolongar o componente mais dispendioso de um veículo elétrico. Como qualquer bateria, tente não a deixar ficar demasiado quente ou fria ou completamente descarregada. A maioria dos veículos elétricos modernos possui vários sistemas para garantir que a bateria nunca fica verdadeiramente a zero. Isto independentemente do que diz no painel de instrumentos. Além disso, os tubos de calor ou o líquido de refrigeração asseguram que a bateria não fica demasiado fria no inverno. Também evitam que os meses quentes de verão afetem a vida útil ou a autonomia da bateria.

Dependendo do modelo que possui, alguns VEs têm um sistema de arrefecimento da bateria com líquido de arrefecimento substituível pelo utilizador. Se for esse o caso, deverá monitorizar os níveis de fluido. Especialmente durante o verão. Alguns automóveis eléctricos também têm um filtro de líquido de refrigeração da bateria, que deverá substituir sempre que necessário. Dito isto, muitos destes sistemas são circuitos fechados, o que significa que não pode (e não deve) aceder a eles. Por exemplo, a Tesla afirma que o seu sistema de arrefecimento deve durar toda a vida útil do veículo.

Atualizações de software e aplicações

Tal como qualquer smartphone ou computador, o seu veículo elétrico receberá atualizações de software, correções de erros e novas funcionalidades através de atualizações sem fios ou de concessionários. Estas atualizações do software dos VE podem aumentar o desempenho, melhorar o ecrã de infoentretenimento ou as aplicações e alertá-lo para o diagnóstico do veículo.

Verifique regularmente se existem atualizações de software através do menu de definições no ecrã do seu veículo elétrico. Isto irá garantir-lhe um desempenho ótimo, as funcionalidades mais recentes e a melhor experiência de condução. Também deve fazer o mesmo para as aplicações móveis complementares, como as aplicações da Tesla, Ford e outras.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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