A AMD anunciou na CES vários produtos, incluindo actualizações ao seu roadmap, que inclui o lançamento da nova geração de processadores, os Ryzen 2.
Esta nova geração de processadores AMD será baseada na arquitectura de 12nm Zen+, com agora um destes novos Ryzen apareceu na SiSoftware SANDRA, montado numa motherboard Asus com o novíssimo chipset X470.
O Ryzen 5 2600, é o escolhido para suceder ao popular Ryzen 5 1600, com 6 núcleos e 12 threads, e frequência esperada nos 3.4GHz com um possível boost para 3.8GHz, também vai contar com 16MB de cache L3 e 3MB de cache L2 com um TDP de 65W.
- Especificações segundos os rumores.
Estas especificações são muito semelhantes ao Ryzen 5 1600, menos na frequência, visto que o Ryzen 5 1600 tem uma frequência base de 3.2GHz com um boost de 3.6GHz.
Assumindo que os leaks estão corretos, o Ryzen 5 2600 vai ter frequências ligeiramente mais altas, e claro vai beneficiar de optimizações de arquitectura.
De acordo com o leak, o processador está numa motherboard Asus Crosshair VII Hero baseada no chipset X470 da AMD.
A empresa ainda não ofereceu muitos detalhes acerca do chipset X470, apesar de já ter dito que vai estar optimizado para a segunda geração de processadores Ryzen, e que também irá oferecer um modo de poupança energético e melhor performance.
No caso de não seguir as noticias acerca da arquitectura Zen+ da AMD, não tem nada a ver com a Zen 2, que irá representar uma mudança para o processo de fabrico de 7nm.
A AMD disse na CES que o design da arquitectura Zen 2 está completo e que irá melhorar a anterior geração em várias dimensões, dizendo também que a Zen 3 irá ser ser feita com um processo de fabrico 7nm+ em 2020.
Ansiosos pela nova oferta da AMD, será esta a concorrência que vai finalmente acabar com o domínio da Intel ?
Que acham de tudo isto ? À espera de Abril ?