Mais mAh significa sempre uma maior duração da bateria?

As baterias são fontes de energia convenientes que alimentam dispositivos electrónicos portáteis. De smartwatches a carros, as baterias desempenham um papel tão importante no nosso quotidiano que viver sem elas seria quase impossível. Se alguma vez verificou as especificações de um smartphone, provavelmente reparou que as baterias têm uma classificação mAh. mAh significa miliampere-hora, que é uma unidade de carga eléctrica. Mas mais mAh significa sempre uma maior duração da bateria?

Mais mAh significa sempre uma maior duração da bateria?

A eletricidade, tal como a conhecemos, é o resultado do movimento dos electrões de um ponto para outro. A taxa a que estes electrões fluem através de uma superfície é designada por corrente eléctrica e é medida em amperes.

Quando um conjunto de partículas carregadas passa por um circuito num segundo, obtém-se uma corrente eléctrica de um ampere.

baterias solidas

As pilhas geram eletricidade movendo os electrões de um elétrodo para o outro. Quando uma pilha move um conjunto de electrões de um lado para o outro por segundo, gera uma corrente eléctrica de um ampere.

Quando se sabe isto, é fácil adivinhar que quanto maior for a corrente ou o ampere de uma pilha, mais electrões pode enviar através do seu dispositivo num determinado período de tempo. No entanto, embora esta frase seja verdadeira, há mais em jogo do que apenas a corrente.

O que é que o mAh mede?

mAh significa miliampere-hora, uma unidade de medida de carga ou eletricidade. Em poucas palavras, “milli” é um prefixo que significa milésimo, pelo que um miliampere é igual a 0,001 amperes. O sufixo “hora” significa que a corrente é multiplicada por uma hora, uma unidade de tempo.

Nas baterias, o mAh é uma medida da capacidade da bateria e utiliza os três conceitos (carga eléctrica, corrente e tempo) para estimar a quantidade de eletricidade que a bateria pode conter. Por exemplo, uma classificação de capacidade de 1.000mAh numa bateria significa que, uma vez totalmente carregada, pode sustentar um fluxo elétrico de 1.000mA durante uma hora.

É importante saber que isto não significa que uma bateria de 1.000mAh forneça uma corrente constante de 1.000 miliamperes. Se isso fosse verdade, todas as pilhas durariam exatamente uma hora. A corrente eléctrica que uma pilha fornece depende das suas aplicações e da estrutura da pilha.

Por exemplo, uma pilha alcalina dentro de um relógio durará muito mais tempo do que a mesma pilha dentro de um rato de jogos, apesar de fornecer a mesma tensão e ter a mesma capacidade.

anda a carregar o smartphone
Man connecting charger cable to mobile phone.

Outra desambiguação importante é entre a capacidade de uma pilha e a corrente eléctrica máxima que pode produzir. A corrente eléctrica máxima que uma pilha pode produzir depende da estrutura da pilha e é medida como a taxa de descarga. Isto é particularmente relevante no caso das baterias LiPO, uma vez que diferentes baterias LiPo têm diferentes valores de descarga.

Uma bateria LiPo de 5.000mAh com uma classificação de descarga de 3 pode produzir uma corrente eléctrica de 15.000mA ou 15A e, naturalmente, esta corrente de 15A durará muito menos de uma hora.

Mais mAh significa maior duração da bateria?

Depois de toda esta conversa sobre baterias e correntes eléctricas, está na altura de responder à pergunta mais importante. Uma classificação mAh mais elevada significa maior duração da bateria? Bem… depende.

A duração da bateria, ou a taxa de descarga de uma bateria durante a utilização, depende tanto da bateria como do dispositivo que está a alimentar. Assim, de um modo geral, se colocar duas pilhas idênticas que apenas diferem nas suas capacidades em dois dispositivos idênticos com a mesma utilização, então a pilha com mais capacidade durará naturalmente mais tempo.

Um exemplo real é um relógio, em que o consumo da bateria é o mesmo. Neste caso, uma pilha alcalina de 2200mAh manterá o relógio a funcionar durante muito mais tempo do que uma de 900mAh.

Outro caso de utilização do mAh é nas baterias de smartphones. A capacidade da bateria é uma parte crítica das especificações de um smartphone, mas uma bateria maior num smartphone não significa necessariamente que terá uma duração de bateria mais longa.

Muitas variáveis afectam a duração da bateria

Entretanto a capacidade de uma bateria é frequentemente medida em mAh ou miliamperes-hora. Esta é uma medida da quantidade de corrente constante que a bateria pode fornecer numa hora antes de se esgotar.

Muitos factores, como a estrutura, a voltagem e a aplicação, entram em jogo para determinar a vida útil de uma bateria. No entanto, se duas baterias forem idênticas em todos os aspectos, exceto na classificação mAh, a pilha com mAh mais elevado durará certamente mais tempo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.