É má ideia ter o seu MacBook sempre ligado à corrente!

Se utiliza sempre o seu MacBook no mesmo local, há uma boa hipótese de o manter sempre ligado. Maioritariamente trabalho neste momento com um PC Windows. No entanto, por vezes, recorro a um Mac. Como ele também se encontra em cima da secretária acabo, como muitos utilizadores, por o ter sempre ligado ao carregador. No entanto, a verdade é que ter o MacBook sempre ligado à corrente pode ser uma péssima ideia. Pelo menos se considerarmos a saúde da bateria.

É má ideia ter o seu MacBook sempre ligado à corrente!

As baterias de iões de lítio, como a que está no seu MacBook da Apple, são peças de tecnologia complicadas. Felizmente, não é possível sobrecarregar a sua bateria deixando-a sempre ligada, nem irá sobreaquecer ou danificar quaisquer outros componentes. Mas pode reduzir a capacidade máxima de carregamento mantendo-a sempre ligada.

MacBook ligado à corrente

Isto significa que se mantiver o MacBook sempre ligado ao carregador, quando o desligar, é provável que a bateria não dure tanto tempo quanto antes.

É por isso que geralmente é uma boa ideia evitar deixar a sua bateria fique nos 100% durante demasiado tempo. Isto é especialmente significativo se executar o seu Mac com aplicações que puxem muito pela máquina.

- Advertisement -

MacBook ligado à corrente

Como funcionam as baterias do seu Mac

Os MacBooks utilizam baterias de iões de lítio, que são muito eficientes e proporcionam um bom desempenho. No entanto, como acontece com todas elas, a capacidade máxima de carregamento diminui ao longo do tempo, podendo perder muitos minutos ou mesmo horas de tempo utilizável à medida que a bateria envelhece.

Pode ter reparado que uma bateria normalmente carrega de 0 a 80% muito rapidamente, mas depois abranda quando vai dos 80 a 100%. Esta é outra característica das baterias de iões de lítio, já que a forma como armazenam energia requer um carregamento cuidadoso para além dos 80% da capacidade. É muito fácil para as baterias sobreaquecerem, o que pode danificá-las, por isso a tecnologia da bateria reduz a velocidade de carregamento dos 80 aos 100 por cento.

O ponto ideal das baterias de lítio para conservar a saúde a longo prazo é entre 40% e 80 por cento.

Ter o Mac sempre ligado afeta a velocidade?

Também pode estar a perguntar-se se manter o seu Mac ligado durante todo o tempo afeta o seu desempenho. Na realidad não faz muita diferença para o macOS. No entanto, é uma boa ideia reiniciar o seu Mac ocasionalmente – mesmo que não o mantenha sempre ligado. Alguns programas que não são corretamente encerrados podem acabar por causar problemas de desempenho

macbook air

O que deve fazer

A maioria das pessoas utiliza os seus MacBooks durante vários anos antes de passarem para um novo. Com um investimento de longo prazo, é muito importante desenvolver alguns bons hábitos de carregamento.

Em termos de conservação da vida útil da bateria e dos ciclos de carga da bateria, certifique-se de seguir as dicas abaixo:

  • Não mantenha o MacBook sempre ligado e deixe a sua energia cair para cerca de 40% antes de recarregá-lo.
  • Não descarregue completamente a bateria. Entendemos que esta pode nem sempre ser uma opção, mas evite descargas completas e carregue a bateria o mais rápido possível quando a carga está a chegar ao fim.
  • Evite expor o Seu MacBook a temperaturas extremas, o que pode danificar a bateria.
  • Fique de olho na saúde da bateria do Seu MacBook utilizando a secção respetiva nas definições do sistema.
  • Em alguns casos também pode optar por utilizar o modo de baixa potência da Apple no seu MacBook para conservar a vida útil da bateria.

Em resumo, não tenha sempre o seu Macbook ligado à corrente e reinicie ocasionalmente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.