LPDDR5X já não é a memória RAM mais rápida!

Há alguns meses, ficámos muito entusiasmado porque tudo aparentava estar a preparar-se para uma adoção em massa da nova memória LPDDR5X no mundo dos smartphones Android topo de gama. Algo que se vem agora a comprovar, com o lançamento do RedMagic 8 Pro, e iminente lançamento dos novos Galaxy S23.

No entanto, o reinado deste tipo de memória como a mais rápida do mundo mobile foi de pouca dura. Ao fim ao cabo, a SK Hynix já tem uma alternativa, que de forma muito curiosa, até tem Turbo no nome.

LPDDR5X já não é a memória RAM mais rápida! Abram alas à memória DRAM LPDDR5T!

Portanto, a SK Hynix anunciou agora que tem em mãos a memória RAM mobile mais rápida do planeta, denominada de LPDDR5T, ou seja, Low Power Double Data Rate 5 Turbo. Estamos a falar de memória capaz de chegar aos 9.6 gigabits por segundo (Gbps). O que claro está, significa um aumento de performance à volta dos 13%, face à memória LPDDR5X que a Samsung está agora a implementar nos seus smartphones topo de gama.

Curiosamente, para salientar o aumento de velocidade, a SK Hynix meteu o ‘T’ de Turbo, no nome da memória. Mas será que isto significa maiores consumos e maiores temperaturas de funcionamento?

- Advertisement -

Pois bem, a nova memória continua a funcionar na gama padrão Ultra-Low Voltage definida pela JEDEC (1.01~1.12V). Sendo basicamente uma otimização da memória LPDDR5X originalmente anunciada em Novembro de 2022. Porém, ao que tudo indica, a produção em massa deste tipo de memória apenas deverá começar no segundo semestre de 2023.

Em suma, estamos a falar de memória capaz de processador 77 GB de dados por segundo, o que equivale a mais ou menos 15 filmes FHD. Sendo também muito provavelmente o pico do atual padrão, antes da chegada da memória LPDDR6.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Impressionado com os avanços técnicos das gigantes do mundo mobile? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.