Já vai ser possível localizar smartphones Android desligados!

A Google está a disponibilizar a sua nova rede Find My Device (FMD), para já nos EUA e no Canadá a partir de hoje. Inicialmente, irá encontrar telemóveis e tablets Android perdidos, com os auscultadores a chegarem pouco depois. O suporte para tags Bluetooth “Encontrar o meu dispositivo” de terceiros chega em maio. Vamos então olhar para este sistema que permite localizar smartphones Android desligados.

Já vai ser possível localizar smartphones Android desligados!

Esta rede utilizará mais de mil milhões de dispositivos Android 9+ para encontrar os seus objectos perdidos. Foi anunciada pela primeira vez no Google I/O 2023 e não cumpriu o objetivo inicial para o verão. Anteriormente, a aplicação Find My Device exigia que seu smartphone perdido tivesse uma ligação à Internet (sem Wi-Fi ou dispositivos móveis). Esta nova oferta funciona mesmo se eles estiverem offline, aproveitando o Bluetooth.

- Publicidade -

O Pixel 8 e 8 Pro podem-se localizar mesmo “se estiverem desligados ou com a bateria descarregada”.

Entretanto, poderá encontrar sistemas de rastreio Bluetooth compatíveis em maio, altura em que se espera o iOS 17.5 com alertas de rastreio desconhecidos.

Também se pode esperar que a JBL, a Sony e outras empresas actualizem os seus auscultadores para suportar a rede Find My Device. A Google não partilhou nada sobre a possibilidade de os smartwatches Wear OS obterem esta capacidade.

Tudo isto chega a partir da aplicação Encontrar o meu dispositivo, que apresentará uma lista dos seus dispositivos. Seleccione um e toque em “Encontrar nas proximidades” para reproduzir sons e obter sugestões, como “O dispositivo está próximo”, “…muito próximo” e “Está aqui”.

Entretanto outro aspeto interessante é como o Find My Device utilizará os seus alti-falantes e monitores Nest como ponto de referência.

Esta novidade chega ativada por predefinição e surge definida para contribuir “Com rede apenas em áreas de tráfego intenso”.

Pode mudar para Desligado, Sem rede ou Com rede em todas as áreas.

Sem rede: “O seu dispositivo não participará na rede. Continua a poder localizar os seus dispositivos offline utilizando as localizações recentes guardadas quando estavam online.”

Com rede apenas em áreas com muito tráfego: “Localize utilizando as localizações recentes guardadas ou a rede em áreas como aeroportos ou caminhos pedonais movimentados. Para ajudar a encontrar um objeto perdido, a informação de localização do seu dispositivo só se utiliza caso outras pessoas na rede também detectarem o objeto.”

Com a rede em todas as áreas: “Localizar utilizando localizações recentes armazenadas ou a rede, mesmo em áreas com pouco tráfego. Para ajudar a encontrar um objeto perdido, apenas se pode usar a informação de localização apenas do seu equipamento se for o único na rede a detetar o objeto.”

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.