O elevado custo para assistir ao futebol tanto nos estádios como em casa tem levado, nos últimos anos, ao aumento de métodos alternativos (e ilegais) para ver os jogos. Entre todos os meios usados, o mais comum continua a ser o uso de listas de IPTV.
Fim das listas de IPTV: há uma nova forma de transmitir jogos
IPTV significa “Televisão por Protocolo de Internet” (Internet Protocol Television). Trata-se de uma tecnologia que permite transmitir sinais de televisão digital via internet. Este sistema, por si só, é legal, desde que os conteúdos transmitidos tenham os direitos de reprodução devidamente adquiridos. No entanto, a maioria dos utilizadores que usa IPTV para ver futebol faz uso de listas piratas.
Esta temporada, tanto a LaLiga como as operadoras de telecomunicações que detêm os direitos de transmissão estão a intensificar os esforços para travar esta prática. Nas últimas semanas, em Espanha, houve um verdadeiro “aperto” na luta contra as IPTV ilegais, com bloqueios constantes de websites, links e plataformas que difundem futebol ao vivo sem autorização.
O problema é que, devido ao método algo rudimentar utilizado para esses bloqueios, também se estão a afetar páginas legítimas, como foi o caso do próprio site da RAE (Real Academia Espanhola) — algo que gerou polémica.
Ainda assim, é verdade que várias IPTV ilegais têm sido desativadas, o que está a forçar os piratas a procurar alternativas. E foi exatamente isso que descobriu a empresa de cibersegurança Aqua. Trata-se de uma nova técnica que até agora era praticamente desconhecida.
Cadernos Jupyter: A Nova Ferramenta Usada Para Pirataria de Jogos
Entretanto os chamados cadernos Jupyter (Jupyter Notebooks) são ferramentas usadas, até agora, quase exclusivamente por cientistas de dados e investigadores para tarefas de análise avançada, como Big Data, através de código executado diretamente no navegador.
No entanto, de acordo com os investigadores da Aqua, piratas localizados na Argélia começaram a explorar cadernos Jupyter desprotegidos para atacar transmissões de futebol ao vivo. Como estas ferramentas permitem a execução de código, pode-se manipular para captar e redirecionar fluxos de streaming. Isto possibilita a transmissão pirata dos jogos. Para além disso não conseguem controlar estes sistemas nem mandar a transmissão abaixo.
Ao estarem mal protegidos, estes sistemas tornam-se um alvo fácil — e permitem aos atacantes ocultar a sua identidade, escapando aos mecanismos de deteção tradicionais.
Neste momento, esta técnica ainda não se disseminou noutras regiões do mundo. No entanto com o cerco apertado às IPTV ilegais, é provável que ganhe força à medida que os piratas procuram novos caminhos para contornar a vigilância digital.