Lisboa Games Week: Viajámos ao tempo de ouro da Timex


Por em

O Lisboa Games Week está ao rubro com stands como o da Playstation (um dos maiores da feira) e também da XBOX a fazerem as delícias dos visitantes. No entanto nem só dos novos títulos é feita a maior feira de videojogos nacional.

Numa altura em que o apelidado de “Retrogaming”, ou seja, o regresso à vida dos jogos e equipamentos antigos está mais na moda do que nunca, a Leak esteve à conversa com João Diogo Ramos que tem um dos maiores acervos em Portugal de tudo o que esteve à volta da marca Sinclair.

Esta coleção dá especial atenção à Timex por ter tido um grande papel na evolução tecnológica em Portugal.

O que motivou esta coleção?

Sempre me identifiquei com a geração Spectrum e tive a sorte de ainda apanhar essa evolução. Desde cedo que queria ser programador de computador e sou Engenheiro de Informática por ter tido um destes computadores. O Spectrum foi uma revolução que tive a sorte de apanhar. Por esse motivo achei que podia fazer uma coleção para preservar todo este material.

Sou uma pessoa ambiciosa e quando me dedico a algo, dedico-me a sério. Por esse motivo, tentei fazer uma das maiores coleções em Portugal. Fui à procura do que estava à venda e adquiri com base no que existe na Internet. A investigação é muito importante.

Quantas peças existem atualmente na coleção?

Mais de trezentas peças de coleção, mas computadores são 60 ou 70. A questão é que quando começamos a ter os computadores todos, ou paramos ou olhamos para outros países. Deste modo começamos a colecionar também os sistemas de outros países. Interessam, por exemplo, os espanhóis, brasileiros ou argentinos (eram feitos cá).

Como nasce o Collector’s bridge?

Identifiquei uma oportunidade de negócio para uma plataforma de colecionadores. O Collector’s Bridge é uma espécie de junção entre Facebook, Wikipedia e eBay. Montei uma equipa, fomos à procura de financiamento em 2013 e 2014, entrámos num concurso e ganhámos o primeiro prémio.

Entretanto se querem ficar a saber mais acerca deste projeto podem visitar spectrumgeneration.com.

Entretanto dos equipamentos que o João Ramos está a mostrar ao público no Lisboa Games Week, pedimos-lhe que destacasse o que segundo ele foram os mais icónicos.

Eis o TOP 4:

Timex Computer 2048

Tem algumas caraterísticas de um protipo americano TS2048 (modos de vídeo e interface joystick), mas não há qualquer relação entre eles visto que este computador  é uma versão simplificada do TC2068 da TIMEX Portugal.

É 99% compatível com o ZX Spectrum tendo apenas ligeiras diferenças na ROM e no conetor de expansão mas que não impediram o seu grande sucesso por terras lusas.

Timex Computer 2068

Este foi o primeiro computador da TIMEX Portugal que surge na sequência do americano TS2068, mas com melhorias (modulador PAL e o novo chip SCLD, voltagem de 9V, porta de expansão compatível com o Spectrum, som pela televisão e módulos gráficos avançados).

Com um cartucho emulador é possível tornar este computador compatível com o ZX Spectrum, algo que foi fundamental para o sucesso deste equipamento. Existe em versão prateada e preta.

Timex Terminal 3000

Este é um dois em um. O primeiro é um teclado CP/M para ser usado com os sistemas FDD/FD3000 mas é que também por si só um computador. É um equipamento muito prouco frequente.

Evolução do sistema FDD em três módulos. Pode funcionar ligado a um computador Spectrum ou Timex, utilizando uma interface própria. Acaba por ser um símbolo do que mais avançado a Timex conseguiu produzir. Funciona como um computador automónomo quando ligado ao terminal TT3000.

Time Sinclarir TS1500 – Pack EDU

Pacote educativo utilizado por professores nos Estados Unidos contendo um TS1500, um gravador TS2020 e documentação educativa.

O TS1500 é o sucessor do TS1000 e trazia já 16k de memória RAM. Totalmente made in Portugal.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

OnePlus 3 e 3T recebem nova versão do OxygenOS

Intel vs AMD: Melhor processador de 2017… para o seu orçamento!

Seguinte