Inicio outros Lisboa Games Week: Viajámos ao tempo de ouro da Timex

Lisboa Games Week: Viajámos ao tempo de ouro da Timex

O Lisboa Games Week está ao rubro com stands como o da Playstation (um dos maiores da feira) e também da XBOX a fazerem as delícias dos visitantes. No entanto nem só dos novos títulos é feita a maior feira de videojogos nacional.

Numa altura em que o apelidado de “Retrogaming”, ou seja, o regresso à vida dos jogos e equipamentos antigos está mais na moda do que nunca, a Leak esteve à conversa com João Diogo Ramos que tem um dos maiores acervos em Portugal de tudo o que esteve à volta da marca Sinclair.

Esta coleção dá especial atenção à Timex por ter tido um grande papel na evolução tecnológica em Portugal.

Lisboa Games Week

O que motivou esta coleção?

Sempre me identifiquei com a geração Spectrum e tive a sorte de ainda apanhar essa evolução. Desde cedo que queria ser programador de computador e sou Engenheiro de Informática por ter tido um destes computadores. O Spectrum foi uma revolução que tive a sorte de apanhar. Por esse motivo achei que podia fazer uma coleção para preservar todo este material.

Sou uma pessoa ambiciosa e quando me dedico a algo, dedico-me a sério. Por esse motivo, tentei fazer uma das maiores coleções em Portugal. Fui à procura do que estava à venda e adquiri com base no que existe na Internet. A investigação é muito importante.

Quantas peças existem atualmente na coleção?

Mais de trezentas peças de coleção, mas computadores são 60 ou 70. A questão é que quando começamos a ter os computadores todos, ou paramos ou olhamos para outros países. Deste modo começamos a colecionar também os sistemas de outros países. Interessam, por exemplo, os espanhóis, brasileiros ou argentinos (eram feitos cá).

Como nasce o Collector’s bridge?

Identifiquei uma oportunidade de negócio para uma plataforma de colecionadores. O Collector’s Bridge é uma espécie de junção entre Facebook, Wikipedia e eBay. Montei uma equipa, fomos à procura de financiamento em 2013 e 2014, entrámos num concurso e ganhámos o primeiro prémio.

Entretanto se querem ficar a saber mais acerca deste projeto podem visitar spectrumgeneration.com.

Entretanto dos equipamentos que o João Ramos está a mostrar ao público no Lisboa Games Week, pedimos-lhe que destacasse o que segundo ele foram os mais icónicos.

Eis o TOP 4:

Timex Computer 2048

Tem algumas caraterísticas de um protipo americano TS2048 (modos de vídeo e interface joystick), mas não há qualquer relação entre eles visto que este computador  é uma versão simplificada do TC2068 da TIMEX Portugal.

Lisboa Games Week

É 99% compatível com o ZX Spectrum tendo apenas ligeiras diferenças na ROM e no conetor de expansão mas que não impediram o seu grande sucesso por terras lusas.

Timex Computer 2068

Este foi o primeiro computador da TIMEX Portugal que surge na sequência do americano TS2068, mas com melhorias (modulador PAL e o novo chip SCLD, voltagem de 9V, porta de expansão compatível com o Spectrum, som pela televisão e módulos gráficos avançados).

Lisboa Games Week

Com um cartucho emulador é possível tornar este computador compatível com o ZX Spectrum, algo que foi fundamental para o sucesso deste equipamento. Existe em versão prateada e preta.

Timex Terminal 3000

Este é um dois em um. O primeiro é um teclado CP/M para ser usado com os sistemas FDD/FD3000 mas é que também por si só um computador. É um equipamento muito prouco frequente.

Lisboa Games Week

Evolução do sistema FDD em três módulos. Pode funcionar ligado a um computador Spectrum ou Timex, utilizando uma interface própria. Acaba por ser um símbolo do que mais avançado a Timex conseguiu produzir. Funciona como um computador automónomo quando ligado ao terminal TT3000.

Time Sinclarir TS1500 – Pack EDU

Pacote educativo utilizado por professores nos Estados Unidos contendo um TS1500, um gravador TS2020 e documentação educativa.

Lisboa Games Week

O TS1500 é o sucessor do TS1000 e trazia já 16k de memória RAM. Totalmente made in Portugal. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...