LinusTechTips está à rasca. É o fim do gigante?

Caso ainda não tenha percebido, LinusTechTips, um dos canais de YouTube mais populares do mundo da tecnologia está em risco. Aliás, toda a empresa (Linus Media Group – LMG) está em risco. Porquê? É muita coisa ao mesmo tempo! Mas, ao que tudo indica, é tudo um problema que tem como base falta de atitude, falta de educação, e até um pouco falta de noção.

LinusTechTips está à rasca. É o fim do gigante?

Portanto, caso não saiba, os muitos canais dentro do Linus Media Group têm agora um calendário de lançamentos absolutamente incrível, com novos vídeos todos os dias, por vezes mais que um por dia. Se porventura não faz ideia da complexidade de que é escrever, filmar, editar e ainda lançar… É um pesadelo autêntico.

Dito isto, quando se aumenta muito a carga de trabalho, abrimos espaço para mais erros. Alguns deles potencialmente graves, se por acaso as entidades responsáveis não estiverem atentas.

Acredito que seja um pouco isso que está a acontecer a LinusTechTips! Aliás, uma coisa que parecia ter sido simples inicialmente, está agora a tornar-se num escândalo com componentes sexuais e de bullying.

Mas vamos por partes.

Tudo começou quando Linus fez uma pequena review a um bloco protótipo para watercooling da RTX 3090, vindo de uma startup completamente nova, que tinha apostado muito dinheiro, e muitos sonhos, neste mesmo produto.

Pois bem, Linus decidiu fazer review com uma placa gráfica errada (RTX 4090 em vez da RTX 3090 Ti), e claro, destruiu a reputação da empresa no processo, ao dizer que era um produto francamente mau. (O Cooler não era compatível com a mais recente RTX 4090, não existindo contacto direto com o GPU, apesar das muitas similaridades entre as duas placas gráficas topo de gama).

Após pedido da empresa de devolução do bloco, o staff de Linus decidiu não só não devolver o produto, como vendê-lo num leilão na LTX. Foi aqui que a coisa explodiu. Levando a uma discussão muito interessante por parte da Comunidade, que pode ver no Reddit de LTT.

Além disto, há algum tempo atrás, a equipa de Linus também fez uma review a rato gaming inovador, mas… Não tirou os plásticos de proteção da parte de baixo. Resultado? Review muito negativa porque o rato não tinha boa tração.

É preciso ter em conta que LinusTechTips é um canal com um poder avassalador no mundo da tecnologia. Uma review negativa, ou positiva, pode fazer toda a diferença para uma qualquer empresa, seja esta grande ou pequena. Por isso, é preciso ter (MUITA!) atenção ao detalhe, e não fazer conteúdo só para encher uma agenda.

Entretanto, como se estes pequenos erros que se começavam a acumular não fossem suficientes, uma ex-empregada de Linus (Madison), veio a público explicar o porquê de ter saído da empresa há alguns meses atrás. Referindo ofensas gratuitas, muitos colegas passivo-agressivos, e até bocas sexuais.

Segundo a própria, sentiu necessidade de mutilar a sua própria perna para conseguir ter um dia de férias, sem sofrer piadas. (Link)

Conclusão

What do we do now?

Em suma, depois de um pedido de desculpas em vídeo, que tem sido criticado até mais não na Internet, porque é um vídeo monetizado, em que a equipa de Linus tentou vender novos produtos, e ainda fez piadas com conotação sexual, a empresa decidiu não fazer upload de vídeos durante pelo menos 1 semana, para conduzir uma investigação interna.

Curiosamente, este vídeo nunca falou da sua ex-empregada, o que também não caiu bem junto dos fãs. Isto tem resultado em que muitos e velhos fãs de Linus e companhia começassem a abandonar os seus canais no YouTube, bem como a sua plataforma de vídeos FloatPlane.

Será o fim de Linus? Talvez sim, talvez não. Pessoalmente acho que não, porque é difícil arruinar mais de 10 anos de sucesso em míseros dias ou semanas. Mas, se porventura Linus não for capaz de meter mãos na sua empresa, e mudar a forma como tudo tem vindo a ser feito. Talvez seja mesmo o melhor fechar portas e começar de novo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados