Sexta-feira, Outubro 3, 2025

Limitar o carregamento 80% parece inteligente, mas não é

A Apple, bem como todas as outras fabricantes de smartphones Android, tem feito progressos na autonomia dos iPhones com baterias maiores, chips mais eficientes e truques de software que tentam gerir melhor o consumo.

Dito tudo isto, uma dessas funções é a possibilidade de limitar o carregamento da bateria a 80% (ou outro valor definido pelo utilizador). Em teoria, esta prática ajuda a prolongar a vida útil da bateria, já que evita ciclos completos de carga.

Mas… será que vale mesmo a pena? É uma pergunta complexa.

Testes no mundo real não perdoam!

Eu já ando a usar a funcionalidade há 2 ou 3 anos, e de facto, já gostei mais da ideia.

Ter parte da bateria “cortada”, todos os dias, só porque sim, é bastante limitador e até irritante. Claro que é possível carregar até aos 100% “às vezes”. Mas ter o trabalho de ir às definições não é prático, e ao que tudo indica, o resultado final acaba por não compensar.

Os resultados que tive com estes com duas gerações iPhone (15 Pro Max e 16 Pro Max), mostra isso mesmo. O resultado? No final de um ano, com 235 ciclos, a bateria do iPhone 16 Pro Max ficou nos 98% de capacidade máxima. Parece bom, certo? O problema é que um iPhone 15 Pro Max usado normalmente, com 260 ciclos, ficou nos 96%. Ou seja, a diferença não é assim tão significativa. Apenas 2%.

Assim, a frustração de andar constantemente preocupado com o limite dos 80% rapidamente anulou a suposta vantagem da função.

Bateria vai degradar-se de qualquer forma!

O mais curioso é que, mesmo com essa disciplina, a degradação acelerou nos últimos meses antes de setembro. Nada de conspirações de “Apple a estragar baterias antes de lançar um novo iPhone”

É apenas a natureza química da bateria a fazer o seu trabalho. No fim do dia, as células de lítio perdem capacidade com o tempo, independentemente do que faças.

E o que deves fazer?

A conclusão é simples!

Se tens um smartphone novo, usa-o sem stress. Liga-o à corrente quando precisares, deixa-o carregar a 100% e tira proveito da bateria que pagaste.

Dito isto, se souberes que vais ter dias mais tranquilos, evita carregar a 100%. Mas não faças disso ritual. Usa e abusa daquilo que é teu.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙