Isto que tem em casa pode estar a afetar a sua ligação à Internet!

Está a sofrer com uma Internet lenta sem razão aparente? Muitas pessoas não sabem disto, mas a verdade é que há uma coisa que todos temos em casa e que pode atrasar muito a nossa ligação. Bem na realidade é mais do que uma coisa. Há imensos objetos e aparelhos domésticos que podem estar a afetar a sua ligação à Internet.

Isto que tem em casa pode estar a afetar a sua ligação à Internet!

Isto é especialmente notório numa casa que tem muitos espelhos. Alguns espelhos de parede especialmente grandes podem afetar a conectividade, uma vez que o espelho é constituído por uma fina camada de metal que pode causar interferências.

- Publicidade -

Por isso, deve tentar manter o seu router a pelo menos um metro de distância de espelhos grandes.

Mas as coisas são mais complexas do que isto. Quer trabalhe a partir de casa, quer esteja a fazer compras ou a ver uma série imperdível, a conetividade está no centro de tudo. No entanto, ter consciência de onde colocar o router é algo que muitas vezes é esquecido.

No entanto há outras coisas a que tem de dar muita atenção!

Logo à partida a primeira coisa que tem de saber é que o desempenho de transmissão e recepção de um router Wi-Fi diminui significativamente se colocar o dispositivo numa área fechada, como um armário ou se o esconder atrás de uma estante cheia. Claro que se tiver uma casa toda com cabos ethernet e não utilizar o Wi-Fi não há qualquer problema em ter o router escondido. No entanto, não sendo esse o caso, não o esconda mesmo.

Ligar e desligar o router Wi-Fi, utilizar Wi-Fi num Airbnb
cropped view of businessman sitting on sofa and holding plugged router

Embora muitas pessoas não escondam o router a maioria dos utilizadores de Wi-Fi podem sentir-se tentados a escondê-lo se este não se enquadrar na estética da casa.

Entretanto se por um lado, esconder um router pode fazer com que este tenha dificuldade em enviar sinais através do compartimento onde o colocou, isto pode ainda levar a mais problemas.

Se o dispositivo ficar num local pequeno sem ventilação adequada, pode sobreaquecer.

Um router mais quente também produzirá velocidades Wi-Fi lentas. Para evitar isto, tente colocar o router num local bem ventilado. De preferência, deve ser colocado num local alto.

De facto, o router Wi-Fi deve estar o mais livre e elevado possível – desta forma, os seus sinais de rádio podem espalhar-se sem perturbações em todas as direcções da casa para alcançar os dispositivos Wi-Fi ligados sem obstáculos.

No entanto, existem excepções à necessidade de manter o equipamento afastado do chão.

Se viver numa casa de dois andares e quiser enviar sinais para o andar de baixo, pode colocar o router no andar de cima.

Entretanto se não conseguir encontrar a mesa alta perfeita para o seu router, pode considerar um local menos utilizado.

Entretanto saiba que é possível fixar alguns dispositivos Wi-Fi na parede e em alguns casos não fica nada mal.

Só precisa de um suporte de parede adequado ao seu router.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.