Depois de no ano passado ter sido possível um primeiro contacto com a startup, hoje tivemos também a hipótese de falar com um dos fundadores da Xpanceo. Estamos a falar de uma empresa que quer transformar as lentes de contacto em verdadeiros computadores capazes de tudo, ou pelo menos quase tudo.
Ou seja, a empresa que esteve na GITEX 2024 (Dubai), esteve na MWC 2025 (Barcelona) e agora está novamente na GITEX Global 2025 (Dubai), tem cada vez mais protótipos de lentes de contacto inteligentes capazes de mudar a forma como os nossos olhos recebem informação.
Sim, parece algora retirado de um filme de ficção científica, mas está mesmo a caminho do mercado. Aliás, segundo um dos fundadores, vamos ter um protótipo capaz de conjugar todas as funcionalidades nos próximos 12 meses, e os testes médicos devem começar logo a seguir.
Segundo o mesmo, em 2030, já vai existir um produto real no mercado. Ah.. e só vai ser em 2030, porque a empresa não quer repetir a gracinha que a Samsung fez com o primeiro Galaxy Fold. A Xpanceo quer lançar um produto realmente maduro, capaz de resistir a tudo e mais alguma coisa.
Lentes que monitorizam o corpo em tempo real!
Cada protótipo mostrado pela Xpanceo tem uma função diferente. Ou seja, um deles foi capaz de detetar níveis de glicose, cortisona, progesterona, testosterona e vitaminas (B1, B2, B3, E e D) diretamente através das lágrimas. Outro conseguiu medir a pressão ocular, algo vital para quem sofre de glaucoma.
Dito isto, estas lentes usam o mesmo material das versões tradicionais, mas adicionam biosensores e microeletrónica flexível que lhes permitem recolher e transmitir dados.
A comunicação é feita por NFC, através de uma pequena antena integrada.
Recarregamento sem fios e ligação à internet!
Um dos modelos mais avançados consegue recarregar energia sem fios, desde que esteja próxima de um pequeno dispositivo da marca, o Xpanceo Companion. O que é isto? É algo entre um carregador portátil e um hub de ligação à internet.
Este acessório poderá ainda armazenar os dados recolhidos e servir de ponte para outras aplicações.
Entretanto, a startup também mostrou uma lente com display de realidade virtual, e já confirmou estar a trabalhar numa versão capaz de ver no escuro. “É como se a lente te desse superpoderes”, disse uma das representantes da empresa durante o evento em Barcelona.
Novidades para 2026, 2027, etc… Lançamento para consumidores em 2030!
A Xpanceo pretende unir todas estas funções numa só lente, e planeia ter ess alente pronta para testes já em 2026.
Dito tudo isto, se cumprir o prometido, a Xpanceo pode abrir uma nova era em tecnologia vestível, uma em que o smartphone já não está no bolso, mas sim nos olhos.
Consegues imaginar ter o GPS, ou ler notificações diretamente nos teus olhos? Isto sem ajuda de óculos? Já esteve bem mais longe. Eu próprio já tive a possibilidade de testar um protótipo… E vi o antigo popular jogo Snake que tanto jogámos nos Nokia velhinhos.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!