Cuidado: não volte a lavar o carro à pressão sem ler isto!

Antigamente a maioria das pessoas costumava lavar o carro à mão ou naquelas máquinas tradicionais que vemos na maioria das bombas e que nem sempre são uma boa ideia. Isto porque em alguns casos fazem mais mal do que bem. Posto isto, a grande alternativa e alias a mais utilizada hoje em dia é a lavagem à pressão nas máquinas de self-service. Tem um custo económico, é rápido e o carro fica bem lavado. No entanto é preciso alguns cuidados. É que caso contrário a lavagem pode sair-nos muito cara. Assim não volte a lavar o carro à pressão sem seguir o que lhe dizemos já a seguir.

Começar por baixo

Isto pode parecer uma coisa óbvia, mas as pessoas esquecem-se por vezes da gravidade. Se começar a lavar à pressão a partir das partes inferiores, a sujidade das partes superiores continuará a terminar na parte inferior e poderá agarrar-se à superfície. Mais uma vez, remover o máximo de sujidade possível com a máquina de lavar a pressão é crucial para manter a pintura do seu veículo brilhante durante mais tempo. Por isso, comece pelo tejadilho, janelas e para-brisas. Em seguida, trabalhe no capô, no painel frontal, nas laterais, na traseira, nas rodas e na parte inferior do carro.

Chegar demasiado perto

Aproximar-se demasiado da carroçaria também pode causar danos. Mesmo que o jato concentrado não danifique a pintura, pode estragar qualquer camada protetora. No entanto, continuamos a ver muitas pessoas a tentar livrar-se da sujidade teimosa a milímetros de distância.

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Felizmente, existe uma regra fácil de lembrar na comunidade de detalhes para isso, chamada “15-30” – 15 cm da pintura e 30 cm da guarnição. É claro que pode aproximar-se mais, mas, por segurança, é melhor seguir estas diretrizes.

No entanto, pode querer abster-se de utilizar esta lavagem em pinturas danificadas. Para riscos mais pequenos, não terá problemas, mas a água pressurizada pode abrir ainda mais as feridas maiores. Isto pode levar à formação de ferrugem, que se espalha facilmente para o resto da carroçaria. E a reparação da ferrugem pode ser um processo fastidioso e dispendioso.

Segurar o bocal num ângulo incorreto

O ângulo em que segura o bocal é também um fator importante para limpar o seu carro sem o danificar. Em vez de a limpar de cima para baixo, deve levantar a sujidade de baixo para cima.

Como regra geral, recomenda-se um ângulo de 45 graus para garantir uma limpeza eficiente, sem danificar a pintura. O mesmo se aplica à limpeza e ao enxaguamento. Fundamentalmente, seguir um ângulo de 45 graus é natural para a maioria das pessoas e bastante confortável. Ah, e não se esqueça de segurar o bocal para baixo para garantir que toda a sujidade acaba no chão, em vez de se espalhar por todo o seu veículo.

Com isto vai poder lavar o carro à pressão com toda a segurança.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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