Está calmamente a ver televisão e, de repente, ouve um estalido alto. A luz apagou-se e há pedaços de vidro espalhados no chão. Sim, a lâmpada explodiu e embora seja assustador, é mais comum do que imagina. Mas porque é que as lâmpadas explodem (e como evitar que aconteça)?
Porque é que as lâmpadas explodem (e como evitar que aconteça)
Existem várias razões para uma lâmpada explodir, que vão desde erros de fabrico a más práticas de instalação ou simplesmente azar. No caso dos defeitos de fabrico, a causa mais frequente é isolamento deficiente. Isto provoca desequilíbrios de pressão interna. Com o tempo, esse desgaste leva à explosão. Ainda assim, a maioria dos casos deve-se a erros do utilizador.
Erros comuns que podem levar à explosão de uma lâmpada
Um dos erros mais frequentes é colocar uma lâmpada com potência demasiado alta num casquilho que não a suporta. Isso provoca sobreaquecimento. Outro erro comum é não apertar bem a lâmpada, criando uma ligação instável que também gera calor em excesso.
Sabia que tocar na lâmpada com as mãos sujas ou oleosas pode contribuir para o problema? A gordura na superfície cria pontos de retenção de calor. Outro risco: vibrações constantes, como num teto instável ou num candeeiro mal fixo. Por fim, há as oscilações ou picos de corrente. Algo fora do seu controlo, mas que pode danificar qualquer dispositivo elétrico.
E as lâmpadas LED, também podem explodir?
A boa notícia é que as lâmpadas LED são muito menos propensas a explodir. Ao contrário das incandescentes ou halogéneas, as LED emitem muito menos calor, o que reduz drasticamente o risco de sobreaquecimento.
Ainda assim, não são imunes. Se forem mal instaladas, mal fabricadas ou expostas a uma sobretensão elétrica, também podem falhar de forma violenta. A vantagem é que as LED têm circuitos mais eficientes e controlam melhor o fluxo de energia. Isto torna uma explosão muito menos provável.
Como evitar a explosão de uma lâmpada em casa
Para começar, verifique sempre a potência máxima permitida pelo candeeiro ou suporte onde vai instalar a lâmpada. Nunca ultrapasse esse limite. Lavar bem as mãos (ou usar luvas de borracha ou nitrilo) antes de tocar na lâmpada também ajuda a evitar acumulação de resíduos.
Quando a instalar, certifique-se de que está bem apertada, mas sem forçar demasiado. E, sempre que possível, usa lâmpadas LED de qualidade, de marcas reconhecidas.
Embora não possas evitar por completo o risco de explosão — especialmente se houver um pico de corrente —, estas dicas simples podem reduzir drasticamente essa possibilidade e evitar surpresas desagradáveis.