A Kobo tem sido uma referência no mundo dos e-readers, ou seja, aqueles aparelhos que tentam simular a experiência de ler livros, sem de facto seja necessário andar com 1, 2 ou 3 livros atrás quando vai para algum lado.
Dito isto, ver e-readers com ecrãs a cores já não é novidade para ninguém. Aliás, já tivemos a oportunidade de analisar alguns ao longo de 2024, naquilo que foram tentativas interessantes, mas na minha opinião longe de revolucionar o mercado. Mas… Desta vez… A Kobo acertou em cheio.
Ou seja, com o novo Libra Colour, temos finalmente um e-reader a cores que não se limita a mostrar “coisas” bonitas só porque tem a capacidade de mostrar cores. Está tudo melhor! Especialmente porque este e-reader é capaz de oferecer mais do que apenas a leitura de livros. É possível sublinhar, escrever, sincronizar com a nuvem e até ouvir audiolivros.
Curioso, porque este aparelho mantém tudo aquilo que tem dado fama à Kobo. Visto que este Libra Colour é leve, resistente à água, traz botões físicos, e junta tudo isto a uma autonomia brutal.
O preço? 239.99€. Isto só pelo aparelho em si. Ou seja, se quiseres a Kobo Stylus 2, são mais 69.99€ que tens de deixar em cima da mesa. Mas, se queres a experiência total da coisa, vale a pena.
Ecrã a cores que de facto acrescenta!
Como deve imaginar, num e-reader onde o foco é sempre ler livros, ter cores ou não, não é crítico. Mas, aqui, não são só as cores. É tudo! O ecrã e-Ink Kaleido 3 de 7 polegadas é fluído, é rápido, e por isso mesmo acrescenta à experiência de utilização. É um ecrã que permite, além dos tradicionais livros, ler Banda Desenhada, Mangas, etc… Como se estivesse mesmo com as folhas na mão.
- Nota: Sim, pode ler na oritenção que quiser.
Este ecrã também brilha quando a caneta é chamada ao serviço. Podes escrever diretamente nos ebooks, sublinhar, organizar ideias e tudo com uma precisão que não se esperava de um e-reader.
É um quase tablet!
Botões físicos, ergonomia e resistência
Ao contrário da maioria de vários modelos concorrentes, o Libra Colour mantém dois botões físicos laterais para virar páginas, algo que, quem já usou, sabe que faz toda a diferença no dia-a-dia.
Além disso, a ergonomia está no ponto, com o design assimétrico herdado da gama Libra a permitir leituras longas com uma só mão. Uma forma de utilização facilitada, porque o peso é de facto diminuto. Qualquer pessoa pode ler horas a fio sem dores nas mãos.
Entretanto, para quem lê durante o banho, na praia ou junto à piscina: sim, é resistente à água com certificação IPX8.
Fluidez surpreendente e espaço de sobra
Como seria de esperar, e fica comprovado com a melhoria de performance que permite mais fluidez em cada página virada, a Kobo melhorou o processador e incluiu 32 GB de armazenamento. Sabe o que isto significa? São mais de 20 mil ebooks de uma só vez.
Ecossistema ainda mais robusto
Este Kobo não se limita a ler livros.
Temos compatibilidade com quase tudo! Desde Pocket, Dropbox, Google Drive e até plataforma BiblioLED, que abre as portas à requisição de livros das bibliotecas públicas portuguesas.
Como dissemos em cima, também temos audiobooks (audiolivros), por isso, o ebook reader traz Bluetooth para usares os teus auriculares. Porém, é uma funcionalidade que só funciona com audiobooks comprados na loja Kobo.
Autonomia?
Mesmo com o uso da Stylus e do ecrã a cores, a autonomia continua a ser um dos pontos mais fortes dos produtos da Kobo.
Ou seja, temos uma autonomia estimada de até 40 dias. Mais de um mês. Como sempre, é uma métrica real, porque ainda tenho mais de metade da bateria, mesmo após 3 ou 4 viagens longas até Berlim.
Carregamento é feito a partir de USB-C como mandam as regras.
Conclusão
Existem eBook Readers mais baratos, isso é inegável. Mas, este é muito provavelmente o melhor (e mais completo) e-reader a cores que podes comprar no mercado atual. Tem tudo, e como tal, não o vai desiludir.
Mesmo que ache a caneta cara para comprar com o produto principal, é sempre algo que pode comprar mais tarde. Por isso, se quer de facto um ebook reader, tem de olhar para este produto. Experimenta que ele está exposto em várias lojas, como a Fnac.