Jogos PS1 e PS2 estão uma vergonha na PlayStation 5

Pessoalmente, não dou, nem nunca dei, muito valor à retrocompatibilidade de jogos numa consola. Contudo, percebo que no caso do ecossistema Sony PlayStation, que tem um história rica cheia de jogos icónicos, espalhados por todas as suas gerações de consolas, que seja importante disponibilizar pelo menos uma parte deles, nem que seja via streaming.

No entanto, num mundo em que temos várias equipas amadoras a conseguirem fazer maravilhas com emuladores, é um pouco desapontante ver a forma como os jogos PS1, PS2, PS3 e PSP, estão agora a chegar à PlayStation 5, via subscrição mais cara à PS Plus.

- Publicidade -

Qual é a justificação para isto?

Jogos PS1 e PS2 estão uma vergonha na PlayStation 5

PS5

Portanto, como deve saber, a nova versão do serviço de subscrição PS Plus já começou a chegar ao ecossistema Sony PlayStation, em várias regiões. Onde claro está, no pacote mais caro (Premium), os jogadores vão ter acesso a uma grande biblioteca de jogos clássicos, dos tempos da PS1, PS2, PS3 e claro, da PSP.

O problema, é que nas regiões em que o novo PS Plus já está disponível, os resultados da emulação, ou mesmo do streaming, não são nada de especial. Ao fim ao cabo, pelo preço que a Sony pede pela subscrição mais cara, e com tantos anos de know how, e até alguns emuladores feitos e implementados em consolas como a PSP e PS3, seria de esperar algo simplesmente impecável, tal é o desempenho do hardware que dá vida à PS5! Mas não… Os jogos estão extremamente limitados na resolução, e até na sua fluidez.

Afinal de contas, enquanto os jogos PS1 correm na resolução 1440p na PS5, e 1080p na PS4, os jogos PS2 ficam apenas pelos 720p. Porque, não existem jogos PS2 nativos para a PS5, foi tudo feito para a PS4, e posteriormente feitos compatíveis via retrocompatibilidade.

Além da desilusão que é a resolução, os PlayStation Classic também falham, e muito, na fluidez. Ou seja, os FPS baixam de uma forma simplesmente absurda, até aos 30~40fps, e por vezes, menos que isso. Consegue imaginar utilizar a sua PS5, que custou 600 euros (ou mais), para jogar jogos PS2 a 720p, e a 30 fps?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vale a pena pagar os 120 euros por ano, para ter acesso ao pacote mais caro da PS Plus?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.