(Jogos) Os estúdios continuam odiar ‘dar’ 30% de cada venda à Steam!

Há alguns dias falámos de um curioso questionário feito na GDC 2020, onde tivemos a oportunidade de perceber que não existem assim tantos ‘devs’ a trabalhar nas consolas de nova geração. No entanto, este não foi o único objetivo do estudo de mercado, visto que foi possível tirar uma outra conclusão…



(Jogos) Os estúdios continuam odiar ‘dar’ 30% de cada venda à Steam

Steam

Portanto, se por acaso tem estado atento ao mundo do PC Gaming, sabe que a Epic Games Store chegou ao mercado de videojogos cheia de vontade de fazer mossa na sua rival Valve.

Afinal de contas, a Steam continua a pedir 30% de todas as vendas, enquanto a Epic Games Store pede apenas 12%!

Assim, se por acaso tiver um jogo capaz de vender milhões de cópias, a Steam vai ficar com 30% de todas as vendas no bolso, apenas e só por disponibilizar o jogo.

Dito isto, apesar de muitos especialistas pensarem que a Valve iria mexer nesta percentagem devido à concorrência da Epic… A verdade é que as coisas não mudaram nada! Aliás, até existiu uma onda de solidariedade à volta da Steam, como se a Epic Games fosse um autêntico vilão no meio de toda esta história, por fechar vários acordos de exclusividade na indústria.

Pois bem, de acordo com o questionário ‘GDC State of the Industry”, a maioria dos programadores acha que os 30% da Steam são uma forma arcaica de fazer dinheiro com a plataforma.

Qual é a percentagem mais ‘justa’ para a Steam na opinião dos estúdios e programadores? 

De acordo com os resultados partilhados, 25% dos questionados preferiam 15% em vez de 30%. Posteriormente, 10% dos questionados já ficavam contentes com 21%, 6% preferiam concordam com os atuais 30%.

Entretanto, a Steam continua a ser a plataforma capaz de fazer mais dinheiro para os developers! Com cerca de 1360 questionados a afirmarem que fizeram mais de 75% dos seus ganhos na loja da Valve. (Por isso é que existe uma guerra tão grande para baixar a taxa da Steam!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário