Atualmente há vários jogos disponíveis na cloud. De facto, a moda é cada vez maior, o que justificou o aparecimento de dispositivos portáteis dedicados ao streaming. No entanto será que os jogos na cloud valem realmente a pena?
Os jogos na cloud valem realmente a pena? Surpreenda-se!
O pico da procura será sempre um problema
O streaming na cloud num servidor central é um serviço conveniente que permite o acesso a todas as pessoas. No entanto, a infraestrutura é limitada. Em alturas de pico é provável que espere algum tempo para conseguir aceder aquilo que pretende.
Isto é especialmente verdade quando um novo jogo é lançado. Ironicamente, quanto maior for o sucesso dos jogos na cloud, maior será a probabilidade de degradação do serviço.
A questão das redes
Por muito inteligentes que sejam os engenheiros por detrás das plataformas de jogos na cloud, eles não têm qualquer controlo sobre o que acontece aos pacotes de dados entre o seu dispositivo e o deles. As redes físicas que compõem a Internet são inimaginavelmente complexas e, quando se utiliza um serviço que requer precisão e capacidade de resposta medida em milissegundos, é provável que surjam problemas.
Não pode escolher o hardware
Não há garantia de que terá o melhor hardware a correr o jogo quando usas jogos na cloud. Serviços diferentes utilizam hardware diferente e, no caso de fornecedores como o GeForce Now, o seu desempenho será afetado em função do seu nível de subscrição.
É sempre um compromisso de qualidade e desempenho
A ligação entre a consola ou o PC e os respectivos dispositivos de visualização tem uma enorme largura de banda. A transformação de tudo isto num fluxo de vídeo para ser transmitido através da Internet resultará inevitavelmente numa imagem degradada e até em problemas com a ordem e o ritmo da transmissão dos frames.
A menos que esteja a reproduzir num pequeno ecrã de telemóvel ou tablet, é provável que veja manchas de movimento e outros artefatos de compressão, como o bloqueio macro, em que aparecem grandes manchas pixelizadas na imagem. Tal como o streaming de vídeo não se compara a um BluRay, o streaming de jogos terá sempre compromissos de qualidade significativos em comparação com a imagem em bruto proveniente da gráfica.
A latência
Teoricamente, os sinais digitais podem mover-se à velocidade da luz, e não se sentiria qualquer latência mesmo que o servidor estivesse do outro lado do planeta. Na realidade, esses sinais não se movem através do vácuo do espaço. Assim leva tempo a comprimir, codificar, descodificar, encaminhar e, de outro modo, fazer chegar os pacotes até si e vice-versa. Alguns milissegundos não têm grande importância para um streaming da Netflix ou para o download de um ficheiro. Mas para uma aplicação em tempo real, como um videojogo, podem arruinar a experiência.
É mais uma subscrição
Provavelmente já está a pagar demasiadas subscrições. A maioria de nós tem subscrições de vídeo, música e jogos que requerem um pagamento mensal para continuar a usufruir dos conteúdos. Embora não haja nada de intrinsecamente errado nisso, comprar um jogo e jogá-lo localmente não é um custo contínuo. Especialmente se investir em jogos físicos ou transferências digitais que não tenham requisitos de pagamentos adicionais. Pode voltar a eles em qualquer altura depois de pagar uma vez.
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