Todos nós sabemos que a produção/desenvolvimento de um jogo é hoje em dia algo muito mais caro. Mas, será que há espaço para jogos a 80€, 90€ ou 100€? Duvido, mas é para aí que estamos a caminhar.
Jogos a 80€ ou 90€? É o novo normal em Portugal?
Portanto, como já deve ter percebido, os jogos vão voltar a aumentar, e a Switch 2 já é uma excelente prova disso mesmo. Mas as coisas não vão ficar por aqui. Vai tudo aumentar no geral, em todas as plataformas, em todas as lojas, e bem… É lidar.
Acredito que GTA 6 ia trazer o grande aumento, e iria ser o início da onda de loucura. Mas, visto que a Rockstar Games decidiu adiar o jogo (e ao que tudo indica a coisa está a correr mal nesta reta final de desenvolvimento), o mercado teve de se desenrascar de uma outra forma.
É por isso que, lentamente, mas certamente, temos cada vez mais entidades a falar de aumentos de preço. Aliás, a Microsoft fechou o seu último evento com um novo olhar sobre The Outer Worlds 2, o tão aguardado RPG da Obsidian. Tudo muito bonito, com melhorias no combate, novos sistemas de decisão e até um tom mais sarcástico. Mas há um detalhe que deixou muita gente com o nariz torcido: o preço. Sim, o jogo vai custar 80€ ou 90€. E não, não é engano.
Porque é que estamos a normalizar isto?
O primeiro Outer Worlds foi lançado em 2019, a um preço que agora já soa “barato”. Era um jogo sólido, bem recebido, porém sem a ambição de um AAA tradicional. Agora, o segundo capítulo salta diretamente para algo bastante lá em cima em termos de €, fazendo parte da nova “tabela de preços premium” da Microsoft.
O problema? É que este salto está a tornar-se cada vez mais comum. E já não falamos só dos Call of Duty ou FIFA. Jogos que antes custavam 59,99€ estão a entrar em outros valores como se fosse algo natural. Mas não é.
O que justifica este aumento? E será que vai colar?
A verdade é que nem todos os jogos conseguem justificar esse valor. Sim, The Outer Worlds 2 parece mais ambicioso do que o original. Mas será que vale 80€ logo à cabeça? Ou estamos apenas a tentar plantar uma semente na cabeça dos jogadores para começar a aceitar esta nova vaga de preços?
Não é só uma questão de valor. É uma questão de princípio. Estamos mesmo dispostos a deixar que o preço base de um jogo suba como se nada fosse?
Há coisas mais importantes que jogar, e com tudo a subir a uma velocidade absurda, acredito que isto tem tudo para fazer correr muita tinta virtual.