Sabe a razão para as janelas dos aviões serem arredondadas? 

Estamos habituados a ver janelas quadradas e retangulares na maioria das estruturas dos edifícios. E há, naturalmente, janelas arredondadas que fornecem um design diferente. Por exemplo, no caso dos aviões são exatamente as que encontramos. Embora possa parecer por uma questão de estética há na realidade uma razão para isso. Assim sabe a razão para as janelas dos aviões serem arredondadas?

Sabe a razão para as janelas dos aviões serem arredondadas? 

Inicialmente as janelas quadradas eram, de facto, a norma no início do fabrico de aviões comerciais. Funcionaram muito bem durante séculos em casas e edifícios, por isso, porquê alterar um design perfeitamente bom?

Infelizmente, foram necessários alguns acontecimentos trágicos para que os engenheiros voltassem a olhar para a conceção das janelas dos aviões. Foi na década de 1950 que os aviões comerciais estavam a ficar maiores – e também começaram a desintegrar-se em pleno ar. Dois desses aviões eram os De Havilland Comets, que se desintegraram durante o voo em acontecimentos separados em 1953 e 1954. Descobriu-se que a causa era… sim, as janelas quadradas.

Os engenheiros determinaram que os cantos afiados das janelas quadradas dos aviões criavam pontos fracos naturais, causando “falhas por fadiga do metal”. Estes cantos eram facilmente sujeitos a tensões e depois ainda mais enfraquecidos pela pressão do ar a grande altitude.

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Nos anos 50, alguns aviões voavam mais depressa e mais alto do que os seus antecessores, o que significava que, após vários voos e pressurização repetida, as janelas quadradas se desfaziam devido à pressão.

As janelas arredondadas, por outro lado, são capazes de distribuir a pressão uniformemente porque não têm cantos onde o stress se concentre, reduzindo a probabilidade de fissuras ou quebras. As formas circulares são também mais fortes e resistem à deformação, tornando-as mais capazes de suportar as repetidas diferenças de pressão entre o interior e o exterior do avião.

Janelas de várias camadas

Poderá também reparar que existem várias camadas de acrílico (não de vidro) entre si e o exterior do avião. Estas camadas oferecem uma proteção adicional contra eventos climatéricos como a chuva, o vento e o nevoeiro. E aquele pequeno orifício na parte inferior? Chamam-se “orifícios de purga” e acrescentam outra camada de proteção, ajudando a manter a pressão do ar a bordo a um nível relativamente constante, permitindo que o ar passe através das várias camadas da janela.

Por isso, da próxima vez que estiver num voo, agradeça às janelas arredondadas, quer esteja a apreciar a vista ou a evitá-la porque não quer ser lembrado da altura a que se encontra do chão.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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